Consultoria empresarial: como funciona e por que contratar?

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Uma consultoria empresarial pode ser uma aliada valiosa para ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos e superar desafios, aumentando a eficiência e a competitividade no mercado. Saiba como!

Com a competição cada vez mais acirrada e as mudanças constantes no mercado, muitas empresas estão enfrentando dificuldades para alcançar seus objetivos e manter sua competitividade. As necessidades do negócio podem incluir aumentar a eficiência, reduzir custos, alcançar metas de crescimento, adaptar-se às mudanças no mercado, melhorar a gestão de processos e até mesmo garantir a conformidade com regulamentos. Uma consultoria de gestão empresarial pode ajudar a identificar essas necessidades e desenvolver estratégias para superá-las, garantindo que a empresa esteja preparada para enfrentar os desafios e alcançar sucesso no futuro.

 

Como uma consultoria empresarial pode ajudar a sua empresa?

Uma consultoria empresarial pode ajudar sua empresa de várias maneiras:

  • Na construção ou no alinhamento das estratégias do seu negócio, definindo e desenvolvendo um plano estratégico, desdobrando metas, elaborando ações ou projetos e ajudando a executá-los.
  • Na adaptação às mudanças no mercado, identificando ameaças e oportunidades, transformando seus processos de negócio e reduzindo riscos e atritos para implementá-los.
  • Na padronização das atividades do negócio, garantindo estabilidade e previsibilidade dos resultados, clareza sobre o funcionamento dos processos e a oportunidade de redução de perdas e desperdícios.
  • No aumento da eficiência, eliminando atividades desnecessárias, ampliando a capacidade de processos, reduzindo custos e/ou aumentando receitas.
  • Na avaliação ou manutenção de conformidade dos processos e seus resultados às regras de negócio ou a requisitos normativos e regulatórios.
  • No gerenciamento de projetos, definindo escopo, alocação de recursos, estimando custos e prazos e gerenciando a execução.
  • Na melhora da satisfação de clientes, através da compreensão de suas jornadas e experiências com os produtos e serviços da sua empresa, identificando pontos de dor e insatisfação, e da definição de ações para corrigir isso.
  • No acesso à experiência e ao conhecimento especializado: uma consultoria empresarial oferece experiência e conhecimento especializado em áreas específicas, o que pode ser particularmente útil para empresas que não contam com esses recursos internamente.

 

Como posso identificar uma boa consultoria empresarial?

Uma das principais dúvidas de uma empresa ao contratar uma consultoria empresarial é se ela será capaz de entregar resultados concretos e tangíveis. Você pode se perguntar se os conselhos e as recomendações da consultoria serão viáveis e capazes de ajudar a alcançar os objetivos desejados.

Uma consultoria empresarial estará realmente ajudando sua empresa quando mostrar para você:

  • Como as coisas realmente estão sendo feitas.
  • Quais delas não estão funcionando.
  • Qual é o impacto negativo disso no negócio.
  • Quais precisam ser consertadas primeiro.
  • Quais são as causas de não estarem funcionando.
  • O que deve ser feito para corrigir isso.

Ou seja, uma boa consultoria deve ser capaz de oferecer soluções baseadas em metodologias eficazes e experiência especializada que possam ser medidas e avaliadas para garantir o sucesso. Além disso, ela deve criar planos de ação consistentes e ter habilidade para conduzir sua implementação, garantindo que as mudanças propostas sejam executadas de forma eficiente e duradoura.

 

Como é o processo de realização da consultoria? 

Aqui na Apsis praticamos a seguinte metodologia:

Gráfico das ações da Apsis para fazer consultoria empresarial

Ela é composta de três grandes fases (iniciação, execução e encerramento), compreendendo todas as etapas do ciclo de vida de um projeto.

Na fase de iniciação, ocorrem as etapas de setup e o warm-up do projeto, com a formação do time Apsis, a preparação dos recursos necessários, a definição de cronograma, o alinhamento com a equipe do cliente e, por fim, o kick-off formal.

Uma vez iniciado o projeto, entramos na fase de execução, em que as três principais etapas da nossa metodologia acontecem: o diagnóstico, o desenho e a implementação da solução.

  • Na etapa de diagnóstico ocorre o entendimento sobre qual problema precisa ser resolvido, o quão distante o cliente está dos resultados esperados e quais são as principais causas que o impedem de atingir os seus objetivos.
  • Uma vez feito o diagnóstico, entramos na etapa de desenho da solução, em que são levantadas e priorizadas as possíveis soluções para as causas identificadas anteriormente, surgindo aqui os planos de ação e as iniciativas que irão corrigir o problema.
  • Na etapa de implementação, colocamos os planos de ação e as iniciativas em andamento, materializando a solução que foi desenhada.

Por fim, na fase de encerramento, uma vez validados os entregáveis da execução, ocorrem as etapas de retrospectiva (em que avaliamos tanto os resultados do projeto quanto a experiência da consultoria em si, gerando aprendizado para nós e para o cliente) e de encerramento, com a conclusão formal do projeto.

Agora que você sabe como a Apsis faz, conheça as soluções de consultoria estratégica no tópico seguinte.

 

Quais são os serviços oferecidos na consultoria de gestão?

Na Apsis, temos um conjunto de soluções de consultoria voltadas para processos e estratégia, que podem ser ofertadas individualmente ou combinadas, sempre de acordo com os objetivos e as necessidades de cada cliente. 

Processos

Na área de consultoria em processos, nossas soluções são divididas em: descoberta, melhoria e conformidade de processos.

Descoberta

Mapeamento AS-IS

Para saber quais processos precisam de melhorias e ajustes, o primeiro passo, sem dúvida, é entender como eles de fato funcionam, e é isso o que fazemos no Mapeamento AS-IS: mapeamos a realidade dos processos desenhando os fluxos de atividades, identificando papéis e responsabilidades, recursos utilizados, regras de negócio, indicadores e, principalmente, medindo os gaps de resultados. 

Diagnóstico de processos

Essa solução está um passo à frente do Mapeamento AS-IS. Além de ajudarmos a entender como os processos realmente funcionam em sua empresa, mensuramos o quão distantes eles estão das melhores práticas de mercado e o que é preciso fazer para que isso seja corrigido. 

Fazemos isso mapeando a realidade dos processos, seguido da identificação e da priorização das principais dores e dos problemas que os afetam. Por fim, avaliamos a maturidade dos processos, tendo como base referenciais de boas práticas, e construímos um road map priorizado de oportunidades de melhoria. 

 

Melhoria 

Padronização de processos

Estabelecer padrões é o primeiro passo para atingir os resultados esperados, eles são a base para a busca do aumento da eficiência em sua empresa. Processos instáveis geram resultados indesejados.

Para isso, nessa solução, mapeamos a realidade dos processos, identificamos e implementamos correções rápidas, capacitamos os colaboradores para a execução dos processos padronizados, implementamos e acompanhamos o primeiro ciclo de gestão e, por fim, documentamos todo o conhecimento construído.

Transformação de processos

Se a sua necessidade é aumentar a eficiência da sua empresa ou mudar profundamente a forma como as coisas são feitas, então é necessária uma transformação de processos.

Na Apsis, fazemos isso da seguinte forma: 

  • Mensuramos os gaps de resultados.
  • Identificamos e priorizamos as principais dores que afetam os processos.
  • Identificamos e implementamos correções rápidas.
  • Construímos um road map de oportunidades de melhorias.
  • Modelamos e testamos o processo melhorado (TO-BE).
  • Capacitamos os colaboradores para a execução dos processos.
  • Implementamos o processo e acompanhamos o primeiro ciclo de gestão.
  • Documentamos todo o conhecimento construído.

 

Conformidade

Conformidade de processos

Verificamos se os processos estão funcionando do modo como foram planejados e o que é preciso para corrigir o que não está funcionando. 

Fazemos isso por meio da mensuração do nível de conformidade dos processos em relação aos padrões estabelecidos previamente pelo cliente. Além disso, elaboramos os planos de ação para o tratamento das não conformidades identificadas. 

Gestão de processos

Ajudamos no entendimento de quão longe das melhores práticas está a gestão dos processos da empresa e o que é preciso fazer para corrigir isso. 

Para isso, mensuramos o nível de maturidade da gestão de processos em comparação a referenciais de boas práticas. Também identificamos as diretrizes para a gestão de processos na organização, construímos um road map de oportunidades de melhoria, implementamos o processo e acompanhamos o primeiro ciclo de gestão.

 

Estratégia

Nessa área, nossas soluções são voltadas para ajudar a sua empresa a formular, desdobrar e executar sua estratégia, bem como a integrar novos negócios em casos de fusões e aquisições.

Planejamento estratégico 

Ajudamos nossos clientes a alinhar seus esforços e objetivos para uma mesma direção. Fazemos isso revisando ou construindo a identidade organizacional, construindo as estratégias e o mapa estratégico, elaborando o plano de comunicação e definindo os rituais de gestão.

Desdobramento de metas

Uma vez que a sua estratégia foi construída, é necessário garantir que sua operação esteja alinhada e conectada a ela.

Para isso, desdobramos as metas estratégicas para toda a operação, elaboramos os planos de ação para o atingimento das metas desdobradas, levantamos, priorizamos e planejamos as iniciativas necessárias para o atingimento delas e definimos os rituais de gestão.

Gerenciamento de metas

Agora que as metas estão desdobradas, chegou a hora de gerenciar a rotina para poder alcançá-las. Com essa solução, ajudamos nossos clientes a garantir que as metas planejadas sejam realmente atingidas. Para isso, mensuramos os resultados obtidos a cada ciclo, identificamos as causas do não atingimento ou da superação excessiva das metas, elaboramos os planos de ação para tratar as causas que impactam seu atingimento e revisamos as metas periodicamente. 

Integração pós-fusão (PMI – Post Merger Integration)

Ajudamos nossos clientes a garantir que os ganhos de sinergia planejados durante um processo de fusão e aquisição sejam alcançados. Fazemos isso diagnosticando e modelando os processos que serão integrados, elaborando e acompanhando a execução do plano de integração.

 

Com quase 45 anos de experiência e formada por profissionais qualificados de diversas áreas, a Apsis é uma empresa de consultoria independente. 

Buscamos construir casos de sucesso para cada cliente, em uma gama de serviços completa.

Contamos com uma área específica de consultoria estratégica, com profissionais qualificados para ajudar o seu negócio. 

 

Entre em contato conosco e solicite seu orçamento.

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