CSN propõe mudança de sede para São Paulo em reforma estatutária

SÃO PAULO – A CSN voltou a discutir a mudança de sua sede, atualmente no Rio de Janeiro, para a capital paulista.

A proposta da administração visa colocar a sede social da siderúrgica no mesmo endereço da base administrativa, instalada na avenida Brigadeiro Faria Lima. A companhia acredita que poderá melhorar a eficiência e obter sinergias administrativas a partir dessa mudança.

Essa não é a primeira vez que a CSN tenta levar a sede para São Paulo. Em julho de 2009, a companhia chegou a convocar uma assembleia de acionistas para analisar o tema, mas acabou retirando a proposta da votação.

A mudança de endereço da sede faz parte de uma ampla reforma no estatuto da CSN, o que inclui a transferência de atribuições do conselho à direção do grupo.

O texto proposto amplia as competências da diretoria executiva, que poderá autorizar a abertura, transferência ou encerramento de filiais, além de indicar representantes à administração de sociedades – funções essas que são hoje atribuídas aos conselheiros. A finalidade dessas alterações é tornar o negócio mais ágil e dinâmico.

A reforma estatutária proposta pela administração da CSN será apreciada pelos acionistas em assembleia marcada – já em segunda chamada – para o dia 29 deste mês.

Capital de giro

No bojo das mudanças está a criação de uma reserva para capital de giro e investimentos com vista a garantir a manutenção e desenvolvimento das atividades da CSN.

No caso, o conselho de administração poderá propor à assembleia de acionistas o uso de uma parcela de pelo menos 1% do lucro líquido para a constituição da reserva – desde que não prejudique a distribuição do dividendo mínimo obrigatório. O novo texto, no entanto, preserva a constituição de uma reserva legal de 5% do lucro.

Outras mudanças têm a finalidade de tornar o documento mais claro e simples. Por exemplo, a companhia procura deixar claro que distribui aos acionistas juros sobre o capital próprio, e não apenas dividendos, como consta do estatuto atual.

(Eduardo Laguna | Valor)

+ posts

Share this post