Governo lança edital para selecionar aceleradoras de startups

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lança hoje em São Paulo o programa Startup Brasil, que procura estimular as empresas nascentes de base tecnológica no país. O programa inserido dentro do Plano TI Maior, lançado em agosto pelo governo, prevê o aporte de RS 40 milhões para desenvolver empresas recém-criadas, que serão aplicados até 2015.

O primeiro passo do programa é o lançamento do edital para seleção de aceleradoras – as empresas que dão apoio às companhias iniciantes e se tornam suas acionistas. O governo receberá as propostas até o dia 31 de janeiro e a análise será feita até 28 de fevereiro. Em 1° de março, será feita a divulgação das vencedoras. Serão selecionadas seis aceleradoras, que poderão apoiar até oito startups. Cada empresa iniciante receberá RS 200 mil no primeiro ano.

“Este é um valor superior ao das companhias internacionais, até mesmo às do Vale do Silício, que recebem entre USS 60 mil e USS 80 mil por semestre para se desenvolver”, disse ao Valor o secretário do MCTI, Virgílio Almeida. Os recursos são repassados à startup apenas no primeiro ano de vida, período em que a empresa precisa apresentar resultados.

Segundo Almeida, o governo tem preferência por apoiar empresas iniciantes em áreas em que o país já é competitivo no cenário internacional, como óleo e gás, mineração, alimentos e sistema financeiro. “Também são considerados prioridade setores estratégicos para o país, como educação, defesa e saúde”, afirmou.

O evento de hoje à tarde também conta com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

(Valor)

+ posts

Share this post