A BM&FBovespa anunciou hoje a nona carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que vai vigorar de 6 de janeiro de 2014 a 2 de janeiro de 2015. A nova carteira reúne 51 ações de 40 companhias, representa 18 setores e soma R$ 1,14 trilhão em valor de mercado, o equivalente a 47,16% do total do valor das companhias com ações negociadas na bolsa (com base no fechamento de 26 de novembro).
Das 37 empresas da carteira atual, 36 foram selecionadas também para a nova. E quatro companhias ingressaram: Cielo, Embraer, Fleury e Klabin. Com isso, trazem para o ISE três novos setores: serviços financeiros diversos; material de transporte; e serviços médicos, hospitalares, análises e diagnósticos. Ultrapar deixa a carteira.
Das 40 empresas que fazem parte da nova carteira, 22 autorizaram a abertura das respostas do questionário. No ano passado, foram 14 companhias, de um total de 37. As 22 empresas são: AES Tietê, Banco do Brasil, BicBanco, CCR, Cemig, Cielo, Coelce, Copasa, Copel, Duratex, EDP, Eletrobras, Eletropaulo, Even, Itaú-Unibanco, Itausa, Klabin, Light, Natura, SulAmérica, Vale e Weg.
Foram convidadas para participar da nova carteira as 183 companhias que detinham as 200 ações mais líquidas da Bolsa em dezembro de 2012. Destas, 45 empresas se inscreveram para participar do processo concorrendo ao ingresso na carteira e quatro na qualidade de treineiras, buscando se preparar para os próximos anos.
(Aline Cury Zampieri | Valor)