Licitações em PE e AM são alvo da Santos Brasil

O presidente da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda, afirmou ontem que a empresa está de olho em três licitações: duas em Pernambuco e uma no Amazonas.
 
No primeiro caso, trata-se de um terminal retro-portuário e a um terminal de contêineres no Porto de Suape, que deve ser licitado no primeiro semestre deste ano. No Norte, o interesse é em um terminal de contêineres no Porto de Manaus. As duas localidades são alvo de interesse também de concorrentes como o Grupo Libra.
 
Segundo Sepúlveda, a ideia é não ter parcerias. "A princípio, preferimos entrar sozinhos nas licitações. Não vemos necessidade de parceiros para capital e tecnologia", afirmou, em coletiva de imprensa. Sem contar as licitações, a companhia projeta investimentos de R$ 80 milhões para 2012.
 
Após anunciar na semana passada a intenção de adquirir a Fertilizantes Santa Catarina, o presidente disse que novas compras não estão no radar. Em Santos, a ideia é desenvolver novos projetos e, segundo Sepúlveda, a aquisição do Tecondi não faz sentido.
 
Neste ano, a aposta da Santos Brasil é o Porto de Imbituba, em Santa Catarina, que tem investimentos programados de R$ 520 milhões. Segundo Sepúlveda, a movimentação do porto deverá crescer dos atuais 27 mil TEUs (unidade padrão de medida, equivalente a um contêiner de 20 pés) para um total de 100 mil TEUs até o fim do ano. O Tecon Imbituba já opera dois serviços de linhas regulares com a Hamburg Süd, que abrangem a costa Oeste da América do Sul, o Golfo do México e o Caribe e, de acordo com o executivo, a empresa está negociando novas linhas, de olho no atendimento da Europa e da Ásia.

(Beatriz Cutait | Valor)

+ posts

Share this post