A MAN, montadora alemã que adquiriu no Brasil a fábrica de caminhões da Volkswagen em Resende (RJ), decidiu aumentar sua produção e vai ampliá-la de 50 mil para 72 mil caminhões por ano.
Com isso, será necessário contratar mais 700 funcionários. Segundo Roberto Cortes, presidente da empresa, a demanda do setor está aquecida, principalmente nas áreas de construção civil, logística e varejo. Há também uma retomada de vendas para o Chile, a Argentina, a Colômbia e a África.
A empresa então aumentará sua força de trabalho de 4.700 para 5.400 empregados até março. Um dos objetivos da expansão é acelerar a produção de caminhões da marca MAN. Cortez explica que eles não vão competir com a marca VW.
"A linha Constellation da Volks vai de caminhões leves a pesados. O caminhões MAN serão extra pesados." O presidente adiantou que a empresa deve antecipar a chegada dos veículos ao mercado, prevista para 2012, em um ano.
Ele explicou que a entrada desses veículos demora porque é necessário adaptá-los às peculiaridades do mercado nacional, como estradas, combustível e o jeito de dirigir do caminhoneiro brasileiro.
(Paola de Moura | Valor)