Mundo Verde faz parceria com a Disney

Após crescer 21% em 2010 e aumentar seu faturamento de R$ 149 milhões para R$ 181 milhões, a rede de lojas de produtos naturais Mundo Verde resolveu conquistar um novo consumidor, o de crianças de dois a cinco anos. Para isso, fechou uma parceria com a Disney. A empresa terá pela primeira vez produtos de marca própria. Serão cookies, sucos integrais, chocolate amargo de soja e derivados de mel da nova linha do Ursinho Pooh.

Segundo Donato Ramos, diretor de marketing da empresa, a Disney Internacional procurou a marca no ano passado para desenvolver a linha. "Em meados de 2009, a Disney decidiu ter um novo posicionamento quanto a alimentos infantis e passar a associar sua marca a produtos saudáveis", diz. Procurada pelo Valor, a Disney não se manifestou sobre o assunto.

Donato Ramos explica que todos os produtos foram desenvolvidos em parceria com a multinacional e os fornecedores da Mundo Verde, que pagará à companhia americana um percentual sobre as vendas.

O primeiro lançamento chegará às lojas com um mix de quatro produtos. Mas a intenção é ter, ao todo, 12 segmentos cobertos pelas linhas que virão com itens associados a todos os personagens que vivem no "Bosque dos 100 Acres", incluindo o Tigrão, o Leitão, o Coelho Abel e o Burro Ió.

Juntos, Disney, Mundo Verde e seus fornecedores investiram cerca de R$ 1,2 milhão no desenvolvimento de produtos que devem gerar a venda de 500 mil unidades por ano.

Hoje, o público infantil da rede de produtos naturais não chega a 5% dos consumidores das lojas. "É necessário que um adulto indique. Ainda não temos este apelo".

No entanto, a Disney acabou de lançar nos cinemas um novo filme do Ursinho Pooh. "Os produtos vão chegar ao mercado justamente nesta época. E nada melhor que o Pooh, que é tão ligado ao mel, para se associar aos produtos do Mundo Verde", lembra o diretor de marketing. A Disney fará a propaganda em suas revistas e publicações.

Também está nos planos da Mundo Verde ter produtos de marca própria voltados para o público em geral. Até o fim do ano, cereais, grãos, alimentos funcionais e derivados de mel devem chegar às prateleiras de suas 180 lojas no país.

A Disney não é a única agente licenciadora a apostar em alimentos saudáveis. A Warner Bros., por exemplo, entrou em 2009 no mercado in natura, com o pacote de maçãzinhas da empresa Rasip, que traz ilustrações de personagens como Pernalonga, Piu-Piu e Frajola. As vendas do produto cresceram 40% desde o lançamento, segundo o gerente-geral de operações da Warner, Marcos Mello. A empresa está negociando o lançamento de outro alimento in natura este ano.

"O segmento alimentício é o que mais cresce no nosso negócio", diz Mello. A média é de um avanço de 25% ao ano, enquanto o licenciamento em geral aumentou 17% na empresa no ano passado. (Colaborou Adriana Meyge)

(Paola de Moura | Valor)

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