O Santander espera concluir nos próximos dias a negociação com os atuais sócios da GetNet para comprar a fatia da empresa gaúcha na joint venture que os dois têm para credenciamento de cartões, a captura de compras com cartão no varejo. O banco espanhol anunciou em julho a intenção de compra.
Durante a coletiva de divulgação de resultados do banco espanhol, Jesús Zabalza, presidente do Santander, afirmou que uma parte das negociações com a GetNet vai envolver ações e outra dinheiro.
O principal sócio da GetNet hoje, o empresário Ernesto Correa da Silva, assim como os demais sócios da empresa, devem passar a deter uma participação minoritária na nova estrutura. Cogita-se também que o banco possa assumir algumas das operações da GetNet fora do universo do credenciamento de cartões, como a recarga de celulares, prestação de serviços para cartões de transporte público ou terminais de auto-atendimento para bancos.
Na estrutura atual, embora cada um tenha 50% da joint-venture, o Santander diz em seu balanço que detém o controle efetivo da operação. Em linhas gerais, a GetNet é a responsável pela parte “tecnológica” da operação de credenciamento, incluindo as máquinas POS (Point of Sales, na sigla em inglês), o processamento de suas transações e sua manutenção. O banco espanhol cuida da parte “financeira”, como as operações de crédito feitas com base no fluxo futuro de recebíveis de um lojista.
Em setembro, a participação de mercado do Santander em credenciamento estava em 5,3%.
(Carolina Mandl e Felipe Marques | Valor)