BNDES empresta R$ 118,7 mi para investimentos na produção de insulina

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta terça-feira que apoiará com R$ 118,7 milhões os investimentos para a retomada da produção de insulina no país.

O anúncio do projeto da empresa Biomm foi feito hoje em Belo Horizonte (MG), durante cerimônia na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff.

A empresa prevê a implantação de uma unidade industrial na cidade mineira de Nova Lima para desenvolvimento, produção e comercialização de insulina. Segundo o BNDES, trata-se de um dos primeiros projetos privados no Brasil de produção de fármaco. “Com forte ênfase em inovação, ele utilizará tecnologia brasileira protegida por patente internacional”, diz o comunicado do banco de fomento.

A insulina é utilizada no tratamento do diabetes. De acordo com o BNDES, o desenvolvimento e a produção local de insulina e seus análogos, prevista no projeto, contribuirá para a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do aumento da oferta e da potencial redução de preços de medicamentos para diabetes no mercado.

A BNDESPar, braço de participações do BNDES, é acionista da Biomm desde a fundação da companhia, em 2001, e detém, atualmente, 14,36% de participação no seu capital social total. A BNDESPar incentivou a migração da Biomm para o segmento Bovespa Mais da BM&FBovespa.

(Luciana Bruno | Valor)

+ posts

Share this post