BTG Pactual está vendendo ativos do FIP Brasil Energia

O Fundo de Investimentos em Participações (FIP) Brasil Energia, que tem como gestor o BTG Pactual, está passando por um processo de desinvestimento. "O BTG Pactual está vendendo os ativos para realizar a amortização das cotas", afirmou o diretor de Investimentos da Funcef, Demósthenes Marques, que participou hoje da cerimônia de adesão da Desenvix no Bovespa Mais, na sede da BM&F Bovespa. O fundo de pensão é um dos cotistas do FIP.

De acordo com o executivo, o BTG Pactual teria sinalizado que o processo de desinvestimento do FIP irá acontecer de "forma rápida". "A notícia que temos do gestor do FIP é a seguinte: já investimos, os ativos estão em um momento de precificação interessante e vamos começar o processo de venda", explicou Marques, ressaltando que o processo de venda fecha o ciclo de atuação de private equity: entrar em um ativo, maturar o investimento e vender a participação.

Hoje, o FIP Brasil Energia tem participação em oito ativos do setor elétrico: 50% da Geramar, que tem duas térmicas de 165,87 MW cada uma; 50% da Bons Ventos Geradora de Energia, que possui quatro usinas eólicas (155 MW); 99,97% da térmica Viana, de 174,6 MW; 50% da Geradora de Energia do Amazonas, que tem uma térmica de 85,83 MW; 99,97% da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Rio do Braço, de 11,52 MW; 78,25% da Linhares Geração, que tem uma térmica de 204 MW; 51% da Integração Transmissora de Energia (Intensa); e 9,38% da CPFL Renováveis, que hoje é o principal ativo do FIP na área de energia elétrica.

Os cotistas do FIP são: BNDESPar (24,46%), Petros (25%), Funcef (22,30%), Fundação Real Grandeza (10%), BB Banco de Investimento (8,11%), Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES (4,05%), BTG Pactual (4,05%), Banesprev (1,35%) e Infraprev (0,68%).

(Wellington Bahnemann l Agência Estado)

+ posts

Share this post