Busscar na mira da Marcopolo

A Marcopolo afirmou ontem que Joinville, no norte de Santa Catarina, é o local preferido para a implementação da joint venture recentemente constituída com a Twice, controladora da Caio Induscar e destinada à produção de componentes para o mercado interno e de carrocerias de ônibus para exportações. A cidade também é sede da Busscar, que entrou com pedido de recuperação judicial em dezembro e possui ativos que interessam à Marcopolo.
 
Conforme o diretor de relações com investidores, Carlos Zignani, a Marcopolo tem interesse em disputar os ativos da unidade catarinense da Busscar, em um eventual leilão promovido pela Justiça, para evitar que eles acabem nas mãos de concorrentes. Segundo ele, se a "oportunidade" surgir, a própria Marcopolo ou a joint venture poderão entrar na disputa.
 
Com dívidas superiores a R$ 600 milhões, sendo cerca de R$ 110 milhões com obrigações trabalhistas, conforme noticiado em janeiro pelo Valor, a Busscar está com a produção praticamente parada há dois anos. Em 2000, porém, chegou a fabricar 5,4 mil ônibus, segundo estatísticas da Fabus, a associação que reúne as indústrias do setor no país. Na época, a Marcopolo produziu 8,3 mil unidades, número que pulou para 31,5 mil no ano passado, incluindo as unidades no Brasil e no exterior.
 
A nova joint venture deve operar a partir do segundo semestre e o aporte inicial dos sócios será de R$ 10 milhões divididos em partes iguais no primeiro ano. Conforme Zignani, Joinville dispõe de uma boa cadeia de fornecedores e de mão de obra qualificada graças à própria operação da Busscar.

(Sérgio Ruck Bueno | Valor)
 

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