Totvs encerra trimestre com lucro líquido 20,5% maior

São Paulo – A Totvs encerrou o primeiro trimestre de 2011 com lucro líquido de 33,56 milhões de reais. O resultado é 20,5% superior ao do mesmo período de 2010. O foco da Totvs é o mercado de pequenas e médias empresas, para as quais fornece softwares de gestão.

A empresa credita a elevação do lucro, principalmente, ao crescimento de 35,9% na venda de licenças de softwares – o total foi de 86,54 milhões de reais. As receitas da Totvs dividem-se em venda da licença de software, serviços de implementação e manutenção. A receita de manutenção registrou elevação de 10,4% sobre o mesmo período de 2010, somando 151,71 milhões de reais.

O crescimento na venda de licenças foi mais efetivo fora do eixo Rio-São Paulo, com destaque maior para o nordeste. Além do crescimento da economia brasileira em outras regiões fora do sudeste e sul, a queda do preço do hardware motiva os empresários a comprarem mais tecnologia, segundo José Luiz Rogério, vice-presidente executivo e financeiro da Totvs. “E isso requer mais software”, afirmou. A empresa incrementou sua carteira com 654 novos clientes – um aumento de 5,1% acima do primeiro trimestre de 2010 e 5,7% acima do último trimestre de 2010.

A empresa registrou receita líquida de 305,02 milhões de reais, um recorde histórico. O valor representa aumento de 17,1% em relação ao primeiro trimestre de 2010. O resultado indica o 21º trimestre seguido de crescimento em receita acima de dois dígitos.

A empresa segue atenta a oportunidades de fusões e aquisições. “O nosso passado nos condena”, disse Rogério. O grupo de fusões e aquisições da empresa participou de mais de 40 transações nos últimos seis anos. No começo desse ano, foram realizadas duas pequenas operações. “O que a Totvs faz é incorporar habilidades que a empresa não tem”, afirmou o executivo. A empresa aponta os setores de saúde, educação e agrobusiness como interessantes para operações.

A Totvs registrou ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações) de 71,35 milhões de reais. O valor é 17,3% superior ao do primeiro trimestre de 2010, mantendo a margem em 23,4%.

A participação da Totvs no mercado brasileiro cresceu de 45,3% no último trimestre de 2010 para 48,6% nos primeiros três meses de 2011. Na América Latina, a companhia atingiu 34,5% de participação de mercado. Da receita total da Totvs, menos de 4% vem do exterior. O foco continuará sendo o Brasil, afirmou o executivo.

(Beatriz Olivon l Exame)

+ posts

Share this post