Seae recomenda aprovação de fusão entre Citrosuco e Citrovita

A Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda recomendou hoje ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a aprovação, sem restrições, da fusão dos negócios de suco de laranja no Brasil e no exterior dos Grupos Fischer, dona da Citrosuco, e Votorantim, proprietária da Citrovita.

De acordo com o parecer da Seae, a operação não gera prejuízos à concorrência, seja no mercado de laranja in natura, seja no de suco de laranja concentrado congelado.

O negócio, anunciado em maio de 2010, resultará na integração das atividades de produção, armazenagem, transporte, distribuição e comercialização de suco de laranja e seus subprodutos e derivados, bem como plantio e cultivo de laranja e de logística relacionada a tais atividades.

A operação ainda receberá parecer da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça antes de ser apreciado pelo Cade.

A empresa resultante da fusão de Citrovita e Citrosuco terá uma participação de 25% no consumo mundial de suco de laranja. Se concluída a união, a empresa será a maior processadora desse produto no mundo, com faturamento anual de R$ 2 bilhões.

O negócio também está sendo analisado pela Comissão Europeia, que deve se posicionar até maio. Lá, uma investigação inicial mostrou que a transação acarretaria significativa sobreposição das atividades das duas companhias no continente. A mesma investigação também constatou que, juntas, as duas fabricantes teriam uma forte posição nos mercados de subprodutos.

(Téo Takar | Valor)

+ posts

Share this post