Setor de cartões continua o mais rentável, diz Austin Rating

O setor de cartões ficou na liderança do ranking sobre a rentabilidade dos principais setores da economia brasileira elaborado pela Austin Rating no primeiro semestre de 2011, mesmo resultado ocorrido no primeiro trimestre do ano.

O setor registrou 107,9% de retorno sobre o capital próprio (LL/PL). O indicador do setor é pelo menos 7 vezes maior que a média dos demais 33 setores pesquisados, que foi de 15,3%, e mais de 10 vezes a mediana dos demais setores (10,6%).

O indicador geral, que agrega os dados das 373 empresas, registrou rentabilidade anualizada de 14,8% no primeiro semestre de 2011 contra 12,4% no mesmo período de 2010.

Para a consultoria, parte da rentabilidade do setor de cartões é explicada pelo próprio crescimento e desenvolvimento da economia nacional, que tem alterado a estrutura do mercado de trabalho e ganhos de produtividade por meio da modernização das relações financeiras.

“Além do vigor econômico registrado pelo País nos últimos anos, que reflete em maior nível de emprego e renda, outros fatores justificam o elevado índice de rentabilidade do setor de cartões, como, por exemplo, o significativo avanço da população bancarizada fomentada pelos correspondentes bancários e disseminação do mercado de crédito (ex: microcrédito e crédito consignado), maior nível de informatização dos pontos de vendas, modernização e substituição gradual dos tradicionais meios de pagamentos (ex papel-moeda) pelos meios eletrônicos como os cartões de plásticos e as compras virtuais, além do forte nível de concentração no setor que preserva as taxas de retornos em níveis muito elevado”, diz a Austin Rating.

(iG)

+ posts

Share this post