TAM prepara aquisição da Trip em duas etapas

A TAM pretende comprar 31% da Trip. As duas empresas anunciaram ontem a assinatura de uma carta de intenções confirmando as tratativas para realização do negócio. Com o movimento, a TAM reforça sua presença no mercado doméstico, ao mesmo tempo em que aguarda a aprovação dos órgãos reguladores para a fusão com a chilena LAN.

Segundo Marco Antônio Bologna, presidente da TAM S.A., o memorando prevê um prazo de até 90 dias para completar estudos sobre o valor da transação e a situação contábil da Trip. Se chegarem a um acordo, a aquisição será feita em duas etapas – no momento da assinatura e um ano depois, quando a TAM passará a deter 31% do capital total da regional, controlada pelos grupos Caprioli e Águia Branca (ambos donos também de empresas de ônibus).

Para acomodar o novo sócio, as fatias dos atuais acionistas serão diluídas: os controladores, reunidos na Trip Participações Holding, ficarão com 50,1% (hoje têm 80%) e a americana SkyWest terá 19% (atualmente possui 20%). De acordo com Renan Chieppe, presidente do conselho de administração da Trip, a holding ficará com 59% do capital votante; a TAM, com 25%; e a SkyWest, com 15%. A companhia fundada por Rolim Amaro terá dois assentos no conselho, a parceira americana manterá um, e a Trip Par, cinco.

Com a negociação, a Trip, que prevê faturar R$ 1,3 bilhão este ano, mantém mais distante a ideia de abrir o capital. "Consideramos a entrada de um sócio mais interessante, pela capacidade de aportar recursos e complementariedade de negócios", diz Renan Chieppe.

A TAM tem parceria de compartilhamento de voos com a Trip desde 2004. O novo acordo permitirá a integração de plataformas tecnológicas, de vendas de passagens e serviços, além de ampliar as possibilidades de conexão e combinação das malhas das duas companhias. "O passageiro poderá comprar sua passagem para Frankfurt de Coari (no Amazonas) e vice-versa", exemplifica José Mario Caprioli, presidente da Trip.

A TAM, por sua vez, vai ampliar consideravelmente seu raio de ação em mercados de menor porte, que crescem fortemente. Hoje, a Trip atende 82 cidades e pretende chegar a 100 em três anos. No ano passado, seu faturamento cresceu 66%, para R$ 747 milhões. A TAM atende 51 destinos no mercado doméstico. "Teremos uma malha bem mais ampla", diz Bologna. "Eles [a Trip] são líderes em mercados que hoje não atuamos, nem teríamos condições de atuar", acrescenta. Depois de concluído, o acordo será submetido à aprovação da Anac e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Em fevereiro, a TAM teve participação de mercado de 39,59% e perdeu a liderança nacional para a Gol (com 39,77%). A Trip registrou fatia de 2,77%.

(Luciana Marinelli | Valor)

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