Um resort em Guarajuba: os planos da Meliá para o Brasil

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Guarajuba é uma praia a 70 quilômetros de Salvador. Em breve, a localidade no município de Camaçari vai abrigar um resort da rede Paradisus. O espaço será o primeiro resort da Meliá Hotels International no Brasil. Em expansão, a companhia espanhola adquiriu 16 hotéis ao redor do mundo só no primeiro semestre de 2013.

O Paradisus baiano faz parte da ofensiva da empresa no mercado brasileiro. Outros quatro projetos estão em estágio avançado e devem estar prontos até 2016. “No total, a Meliá trabalha com cerca de 30 projetos para o país que, juntos, somam mais de 10 mil quartos”, afirma Rui Oliveira, vice-presidente senior da companhia no Brasil.
 
“Se antes estávamos voltados para o turismo de negócios, o plano agora é focar em hotéis de lazer”, explica o executivo. Os motivos para a mudança de estratégia são os mais diversos: desde a crise internacional, que espantou os turistas estrangeiros, ao dólar alto, que tirou o ânimo da classe C em ascensão para viagens internacionais.”Hoje, quem se hospeda nos hotéis do Brasil são os próprios brasileiros”, garante Oliveira.

Novos hotéis

Ocupando uma área de 5 milhões de metros quadrados, o Paradisus Salvador contará com 4500 apartamentos e uma faixa de praias com extensão de 3 quilômetros. A exemplo das filiais da marca em Cancún, Playa del Carmem e Punta Cana, o espaço contará com campo de golf, shopping, club equestre e outras atrações. “Nossa ideia é criar um destino turístico”, afirma Oliveira.

Além da Bahia, a Meliá deve abrir empreendimentos das marcas Innside, Meliá e Tryp no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro. No último estado, o Tryp Itaboraí vai contar com 151 quartos. “É uma cidade que vai crescer muito com a instalação do Comperj, da Petrobras”, aposta Oliveira – referindo-se ao complexo petroquímico que a empresa constrói na região.

 Já o Innside Barra, em Recife, será o primeiro  de cerca de 10 hotéis da marca que o grupo pretende abrir no país nos próximos cinco anos.

Na gaveta

Além dos projetos já definidos, outros 25 aguardam na fila de espera da Meliá. A rede planeja instalar hotéis em Porto Alegre, Santos e no interior de São Paulo – entre outras regiões. O investimento previsto para essas iniciativas gira em torno de 1,3 bilhão de reais e a expectativa é de que 9 mil novos quartos sejam criados.
 
Presente em 39 países, a Meliá tem 14 hotéis no Brasil com foco em turismo de negócios. A única exceção é o Meliá Angra, no sul do estado do Rio. Especializada em hotelaria, a empresa também atua no setor imobiliário.
 
Esse braço da companhia deve se fazer presente no empreendimento de Guarajuba – onde 3500 casas serão construídas no espaço do resort e postas à venda. “Nossa meta é que as pessoas usem em suas casas de praia serviços oferecidos pelo hotel, como manuntenção e segurança”, conclui Oliveira.
 
Cronograma
 
Nos próximos três anos, a Meliá pretende lançar quatro hotéis no Brasil que, juntos, terão mais de 1200 quartos e representam um investimento total de cerca de 400 milhões de reais.

(Saulo Pereira Guimarães | Exame)

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