Vale Fertilizantes negocia com Petrobras ativos no PR

A Vale Fertilizantes informou nesta terça-feira que mantém negociações preliminares e não vinculantes com a Petrobras em relação a uma potencial operação envolvendo seus ativos nitrogenados no Complexo Industrial de Araucária, no Paraná.
"Até esta data, não há qualquer espécie de entendimento definitivo entre as partes, não tendo sido celebrado qualquer instrumento vinculativo que determine os termos e condições relativos à potencial operação", afirmou a nota.

A negociação envolvendo os ativos no Paraná já vinha sendo comentada por fontes de mercado, num momento em que a Vale negocia com a Petrobras a concessão de uma mina de sais de potássio em Sergipe.

De acordo com um analista que acompanha o setor, que preferiu não ser identificado, a Petrobras poderá ficar com a planta de nitrogenados da Vale Fertilizantes em troca de um acordo para arrendamento da mina de potássio de carnalita, onde a mineradora prevê um ambicioso plano de expansão.

Em julho, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse à Reuters que a estatal repassaria até setembro a concessão da mina de sais de potássio à Vale.

Gabrielli disse que não faz parte dos planos da Petrobras explorar minas de potássio no Brasil.

De outro lado, um dos interesses da Petrobras no negócio de nitrogenados é aproveitar o gás natural, cuja produção tende a aumentar com a exploração do pré-sal– para a produção de amônia.

A reação de nitrogênio com gás natural resulta na amônia, insumo para fertilizantes.

As negociações entre Petrobras e Vale sobre a jazida em Sergipe foram reiniciadas recentemente, na gestão do presidente da mineradora, Murilo Ferreira.

(Sabrina Lorenzi l Reuters)

+ posts

Share this post