Brasil Foods construirá aviário no Haiti com Prêmio Nobel

O economista Mohammed Yunus, premiado em 2006 com o Nobel da Paz, e a multinacional BRF promoverão um projeto para desenvolver a indústria avícola no Haiti.

O economista Mohammed Yunus, premiado em 2006 com o Nobel da Paz, e a multinacional Brasil Foods (BRF) promoverão um projeto para desenvolver a indústria avícola no Haiti, anunciou nesta terça-feira em São Paulo o chamado “banqueiro dos pobres”.

 “Muitas empresas mostraram interesse, no passado, em fazer parceiras, mas até o momento nenhuma se concretizou. A BRF foi a primeira que fez mais rápido e por isso hoje eu estou aqui”, declarou Yunus durante a conferência “Negócios Sociais e o Investimento Corporativo Social”.

Segundo Yunus, “empresas e pessoas podem investir em boas ideias que possam solucionar problemas e, com boas ideias, nós vamos atrás do dinheiro para financiá-las”.

O Grameen Bank, primeiro banco do mundo especializado em pequenos créditos com o objetivo de erradicar a pobreza, atuará no Haiti através de sua fundação Yunus Social Business e, junto com a gigante brasileira de produção de alimentos industrializados, construirão um complexo para criar e abater aves.

O vice-presidente para Assuntos Corporativos da BRF, Wilson Mello, assinalou que o estudo de viabilidade do projeto identificou o potencial para promover a cadeia produtiva avícola na nação caribenha, devastada em 2010 por um terremoto e que na década passada viveu um grave conflito sociopolítico interno.

Mello indicou que os estudos incluíram trabalhos no campo e nas processadoras urbanas, além de pesquisas sobre genética animal e tecnologia de alimentos para as aves.

O investimento inicial do projeto, cujo montante não foi informado, estará a cargo da BRF e o desenvolvimento do mesmo correrá por conta de uma “joint venture” junto ao Grameen Bank.

Os lucros da iniciativa não irão para a BRF e serão destinados ao desenvolvimento da cadeia produtiva do país para que a população haitiana tenha uma alimentação de melhor qualidade, detalhou Mello.

(Exame)

Website | + posts

Share this post