Conheça algumas tendências de mercado para 2023

Confira uma seleção de tendências de mercado para 2023 e prepare seu negócio para as oportunidades e os desafios do novo ano.

Ao final de cada ano, sempre surgem as tendências para o ano que está por vir. Aqui reunimos alguns dos principais pontos para você ficar atento.

 

Empresas verdes

Sustentabilidade e tecnologia, que já aparecem nos relatórios de tendência há algum tempo, seguem fortes e devem se desenvolver ainda mais em 2023. Prova disso é que a preocupação ambiental já chegou, inclusive, ao mercado financeiro. 

Atualmente, avaliar fluxo de caixa e posicionamento da empresa no mercado não é o suficiente para definir um investimento. As práticas sustentáveis têm ganhado espaço nesse tipo de avaliação. 

E, para se adaptarem a essa nova realidade, empresas de todos os setores precisam realizar algumas mudanças. Bens mais duráveis, mudanças na cadeia produtiva, implementação de um processo de logística mais sustentável, entre muitas outras ações, são questões que podem ser discutidas. 

Nesse sentido, é necessário entender que ESG não é apenas uma área dentro de uma empresa, mas sim um princípio de práticas que precisam ser incorporadas à rotina, em todos os setores, em busca de um crescimento sustentável que traga impactos positivos para o planeta e para o faturamento do negócio. 

Como fazer isso na prática? Contando com parceiros focados no impacto do ESG nos negócios, como a Apsis Carbon, empresa do grupo Apsis que surgiu pela busca crescente do mercado por soluções especializadas em sustentabilidade empresarial. 

 

Transformação digital ainda mais acelerada

Os últimos anos exigiram muitas mudanças nos processos produtivos, na conexão com os clientes, na forma de vender, enfim, em todos os demais processos, com a  tecnologia cada vez mais presente.  

Em 2023, a digitalização segue ainda mais acelerada. Termos como cloud computing, IoT, realidade virtual, inteligência artificial e outros cada vez mais vão fazer parte da nossa rotina. 

A tecnologia afeta os processos como um todo: dos novos modelos de trabalho até mudanças na cadeia produtiva e no uso de ferramentas para facilitar determinados processos. Por exemplo, você sabia que, por meio do RFID, é possível fazer inventário de forma muito mais simples do que a tradicional contagem manual?

Essa é só uma das muitas aplicações da tecnologia, que se desenvolve a cada ano, trazendo novas possibilidades para os negócios.

homem usando óculos de realidade virtual em contato com hologramas, para representar a transformação digital acelerada

Metaverso

O metaverso nada mais é do que um ambiente digital que permite a vivência de diversas experiências com o uso de ferramentas tecnológicas, como a realidade aumentada. 

Ainda há muito o que desenvolver, mas algumas empresas e uma parcela dos consumidores já estão utilizando o metaverso e promovendo ações nesse novo ambiente. Exemplo disso é a grife de luxo Balenciaga, que criou roupas virtuais que podiam vestir avatares do game Fortnite. 

No Brasil, a Renner fez uma ação semelhante, também com o Fortnite. Criou a Renner Play e lançou, dentro do jogo, um mapa que simulava uma de suas lojas físicas, incluindo QR codes que levavam o jogador para o e-commerce da marca. 

Mas as aplicações do metaverso vão muito além da moda. O uso de influenciadores digitais também é possível. Personagens como a Lu da Magalu se destacam nesse cenário. 

Lacta, Tim e Gucci são outras empresas que também já desenvolveram ações no metaverso. E essa lista tende a crescer cada vez mais. Vale a pena ficar de olho no desenvolvimento dessa tendência em 2023 e nos próximos anos.

 

NFT e Blockchain

NFT ou token não fungível é um item virtual único, que tem suas informações de autenticidade registradas em um blockchain, o que também permite sua rastreabilidade e impede falsificações.

O NFT tem grande grande valor agregado, pois ele não é copiável nem editável. Assim, pode ser utilizado de diversas maneiras. Umas das principais é a criação de NTFs únicos que podem ser comercializados pelas marcas, gerando um sentimento de exclusividade em quem consegue adquiri-los. 

A NBA tem um exemplo prático disso: em parceria com uma startup, foi desenvolvida uma plataforma que negocia NFTs de jogadas da liga de basquete. Em apenas 5 meses, foram mais de 250 milhões de dólares em vendas. 

 

Infoprodutos e conteúdos em vídeo

Mais uma tendência influenciada pela pandemia, os infoprodutos, de forma geral, são materiais diversos de informação que são criados e distribuídos normalmente de forma paga. 

Nessa categoria, encaixam-se cursos, mentorias, webinars, entre outros. Os tópicos são os mais variados possíveis, do ensino de idiomas a cursos avançados de finanças. 

Citando especificamente o uso empresarial dessa tendência, os infoprodutos surgem como uma possibilidade para ampliar o leque de atuação das empresas, atingindo públicos diferentes. 

Além disso, podem até ser considerados produtos de entrada, que fazem com que o cliente conheça a empresa e, ao longo dos meses, possa evoluir seu relacionamento, adquirindo outros produtos e serviços de maior valor. 

Nesse sentido, o conteúdo em vídeo também ganha destaque. Muitas marcas já usam ferramentas como as redes sociais para juntar algumas das tendências que trouxemos aqui, como a experiência do cliente e o uso recorrente da tecnologia. 

mulher fazendo live com o celular

Creators como marcas

Mais do que influenciadores do Instagram ou do TikTok, os principais creators – ou criadores de conteúdo – do país estão se transformando em marcas e empresas. Esse é um passo importante, que reforça a profissionalização do setor no país. 

Esses criadores de conteúdo normalmente usam de sua influência nas redes para promover produtos de marcas parceiras. Agora, eles mesmo estão criando seus próprios produtos e empresas. Além disso, estão transferindo para as novas marcas a autoridade e os possíveis clientes que têm na internet. 

Um exemplo disso é Bianca Andrade. Ela começou a carreira gravando vídeos de maquiagem para o YouTube e hoje é dona de empresas de produtos de beleza, maquiagem, roupas e mais, inclusive fazendo parte do metaverso, com a Pink, sua influenciadora digital. 

Isso significa que, cada vez mais, vai haver mudanças no comportamento de consumo, e a internet exerce papel fundamental nisso. É uma tendência que precisa ser observada de perto por marcas e empresas dos mais variados setores. 

Sua empresa já está preparada para os desafios e oportunidades do próximo ano? Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais informações. 

Website | + posts

Share this post