A ANEFAC, por meio do CBAN, em parceria com a FIPECAFI, traz para o Brasil, agora em português, o “Business Valuation Training”, um treinamento para profissionais e usuários de avaliação de empresas e ativos intangíveis, desenvolvido internacionalmente pela Associação Internacional de Consultores, Avaliadores e Analistas – IACVA – International Association of Consultants, Valuators and Analysts (Canadá).
O curso será ministrado no iníco de novembro e dezembro deste ano pelos nossos vice-presidentes Ana Cristina França de Souza e Luiz Paulo Silveira e mais quatro professores de variadas instituições.
Ana Cristina fará a aula de abertura, que inclui considerações gerais sobre princípios de avaliação e padrões profissionais, e uma aula sobre métodos de avaliação. Já Luiz Paulo ficará responsável pela aula onde serão estudados casos práticos de Business Valuation e de avaliação de ativos intangíveis, ao final de cada módulo, como consolidação do conteúdo visto nos dias anteriores, conforme o padrão seguido pelos melhores cursos.
Objetivos
O curso foi elaborado para fornecer uma visão ampla e um profundo entendimento dos conceitos e metodologias básicas e avançadas para avaliação de negócios e ativos intangíveis. Aos avaliadores experientes é uma oportunidade de atualização das mais recentes inovações na aplicação da teoria e metodologia de avaliação, ampliando a perspectiva por meio de estudos de caso e debates em grupo. É também o principal meio de preparação para as pessoas interessadas em obter uma certificação internacional CVA. Com o curso, o participante deverá ser capaz de:
- Adquirir um entendimento intermediário das aplicações universais, fundamentos, técnicas e teorias da avaliação de negócios;
- Identificar as metodologias adequadas para cada caso em avaliação de negócios ou de ativos intangíveis e;
- Ser capaz de expressar claramente os conceitos aplicáveis, abordagens, metodologias e técnicas;
- Prestar a prova teórica (fase 1) para a certificação CVA.
Público-alvo
Avaliadores, profissionais do Mercado Financeiro, gestores, auditores, contadores, analistas, consultores e estudantes com entendimento prévio de conceitos de contabilidade, tributação, economia e finanças.
Método de Ensino
Aulas expositivas e discussões de casos práticos em português. O material didático para estudo será fornecido previamente sob a forma de Apostila Digital (documento eletrônico em PDF – Portable Document Format), no idioma original em inglês. O documento contém toda a informação necessária para obter a certificação CVA.
Conteúdo Programático
MÓDULO1: AVALIAÇÃO DE EMPRESAS (24 horas)
AULA 1
- Introdução
- Princípios da Avaliação
- Análise Financeira e Gerando Declarações Financeiras Econômicas/Normalizadas
- Estimando Rentabilidade Futura
AULA 2
- Taxas de Capitalização/Desconto
- Métodos Comumente Usados em Avaliação
- Descontos e Prêmios
AULA 3
- Padrões Profissionais
- Glossário Internacional
- Padrões e Práticas no Brasil
- Estudo de caso
MÓDULO2: AVALIAÇÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS (16 horas)
AULA 4
- Introdução aos Intangíveis
- Identificando Intangíveis
- Metodologias
- Abordagem de Mercado
- A Abordagem de Custo
- Método de FCD para Ativos Intangíveis
- Relacionamento de Clientes
- Marca Comercial (Brand)
- Sistemas e Softwares
AULA 5
- Fusões
- Alocação do Preço de Compra
- Redução ao Valor Recuperável dos Intangíveis
- Estudo de caso
PROFESSORES E PALESTRANTES
Ana Cristina França de Souza: Graduada em Engenharia Civil pela UFF-RJ, com pós-graduação em Avaliações de Empresas e Projetos e em Ciências Contábeis pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Certificada pelo CVA – Certified Valuation Analyst para avaliação de empresas e ativos intangíveis. Responsável técnica no Brasil do IACVA – International Association of Consultants, Valuators and Analysts. Especialização em Avaliação de Empresas pela American Society of Appraisers – ASA (Washington, EUA), de onde é membro, e Avaliação de Ativos Intangíveis do Institute of International Business Valuers – IIBV (Toronto, Canadá). Vice-presidente da APSIS, com atuação na empresa há mais de 25 anos nas áreas de avaliação de empresas, consultoria imobiliária e avaliação de ativos tangíveis e intangíveis. Diretora de Avaliações de Negócios da ANEFAC e diretora Executiva do CBAN – Comitê Brasileiro de Avaliadores de Negócios. Diretora e professora do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros (IBEF). Membro da ABPI – Associação Brasileira de Propriedade Intelectual e da APIMEC – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais; Professora do MBA em avaliação de marcas da FGV; Professora do Instituto de Engenharia Legal (IEL); Palestrante em diversas entidades, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Internacional Business Communication (IBC), Licensing Executives Society International – LESI, o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o American Chamber (AMCHAM), entre outros.
Luiz Paulo César Silveira: Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) em 1989 e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD-UFRJ) em 1991. Vice-presidente Técnico da Apsis, com curso de especialização e membro da American Society of Appraisers (ASA), Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) e Avaliação de Ativos Intangíveis do Institute of International Business Valuers – IIBV (Toronto, Canadá), dentre outros. Diretor executivo do Comitê Brasileiro de Avaliadores de Negócios (CBAN) da ANEFAC. Responsável técnico no Brasil do IACVA–International Association of Consultants, Valuators and Analysts.
Francisco D’Orto Neto: Mestre em Controladoria, Contabilidade e Finanças pela PUC-SP e graduado em Economia pela Faculdade de Economia São Luís-SP. Ministrou VALUATION, Finanças Corporativas, Análise dos Demonstrativos Financeiros, Análise de Investimentos, Governança Corporativa, Riscos Financeiros (Derivativos) e de Seguros e Economia (introdução, micro e macro), no IBMEC, FIPECAFI, FGV e Faculdade Trevisan. Entre 2010 e 2012 atuou como responsável pelo programa de educação continuada – PEC da APIMEC NACIONAL como Superintendente de Certificação. Na área executiva realiza planejamento estratégico como diretor financeiro e membro do conselho de administração em empresas de médio porte. Possui experiência em Fusões e aquisições: atuando nos processos de prospecção de targets, valuation, estruturação, negociação, aquisição e pós-aquisição.
José Elias Feres de Almeida: Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Contabilidade e Finanças (Fucape) – Professor adjunto da UFES do Departam
ento de Ciênicas Contábeis. Professor dos Mestrados em Ciências Contábeis e Gestão Pública da UFES. Possui artigos científicos em contabilidade e finanças publicados em periódicos nacionais e internacionais. Membro consultivo do Grupo Estratégico de IFRS do Conselho Federal de Contabilidade. Membro especialista do Grupo Latino-Americano de Normatizadores Contábeis (GLASS/GLENIF). Possui interesse em pesquisas sobre contabilidade internacional, avaliação de empresas, estratégia, governança corporativa e regulação.
Eduardo Jose Zanotelli: Doutorando em Administração na linha de pesquisa em Finanças pelo CEPEAD/UFMG, Mestre em Administração com área de concentração em Contabilidade e Finanças pelo CEPEAD/UFMG, Especialista em Ciências Contábeis pela FGV/RJ, Graduado em Ciências Contábeis pela UVV/ES. É professor do Departamento de Ciências Contábeis da UFES. É professor pesquisador convidado da UFMG, onde é subcoordenador do NUFI e do NEGEC. É sócio da BKR-Lopes, Machado Auditors, Consultants & Business Advisers. É avaliador certificado e membro do International Association of Consultants, Valuators and Analysts (IACVA). É membro da Câmara Técnica do Conselho Regional do Espírito Santo (CRC-ES). Tem ampla experiência na área de Contabilidade e Finanças, pesquisando e atuando principalmente nos seguintes temas: valuation, contabilidade internacional, auditoria, planejamento tributário, governança corporativa, suporte à decisão e sistemas de informações contábeis.
Tânia Regina Sordi Relvas: Mestre e Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo em 1998 e 2003, respectivamente, ingressou em 2006 no Departamento de Contabilidade Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo como professora doutora. Atua em duas linhas de pesquisa do EAC: Controladoria e Contabilidade e Contabilidade para usuários externos. Possui experiência de profissional de mais de 20 anos em empresas de diversos segmentos (indústria, comércio, prestadoras de serviço e consultoria) e experiência acadêmica em cursos de graduação e pós-graduação de mais de 15 anos em universidades privadas.
Datas e horários
MÓDULO 1:
São Paulo: 06 a 8 de novembro de 2013 (quarta a sexta)
Das 8h às 17h
MÓDULO2:
São Paulo: 4 e 5 de dezembro de 2013 (quarta e quinta)
Das 8h às 17h
PROVA CERTIFICAÇÃO CVA (Fase 1) – OPCIONAL
São Paulo: 06 de dezembro de 2013 (sexta)
Das 8h às 12h
Local: FIPECAFI (Rua Maestro Cardim, 1170, Bela Vista, São Paulo/SP)
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FAÇA A SUA INSCRIÇÃO ANTECIPADAMENTE – VAGAS LIMITADAS
Investimento
Associados ANEFAC/FIPECAFI: R$ 5.200,00
Não Associados: R$ 6.500,00
A inscrição na prova CVA não está incluída no valor do curso, sendo opcional, paga diretamente ao IACVA.
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Estacionamento não incluso
Informações e inscrição: eventos@anefac.com.br ou através do telefone (11) 2808-3200.