18fev
Esse tipo de investimento é novo no mercado nacional, mas já desponta como um dos modelos de operações de aquisição.
No Brasil, o primeiro search fund surgiu em 2015 e, até o final de 2019, já foram realizaram 6 aquisições no segmentos de software, aluguel de máquinas, logística, distribuição de produtos para saúde, serviços B2B e educação. As empresas adquiridas possuem faturamento na faixa de R$ 40 a 100 MM e a origem dos principais investidores é: EUA, Espanha, México e Brasil.
Fundamentalmente, esta modalidade de investimento permite que um empreendedor jovem se lance no mercado sem abrir seu próprio negócio. Isso porque ele conta com o suporte dos investidores, que depositam recursos em empresas já estabelecidas, com potencial de crescimento. Logo, o searcher, profissional que buscou a empresa adquirida, torna-se CEO dela e tem direito a uma parte dos lucros.
"Um grande diferencial neste modelo é que os gestores do fundo tornam-se executivos da empresa adquirida." Diz Marcelo Gomes, sócio do search fund Caatinga Capital. "Por isso, o search fund é ideal para empresários que queiram "passar o bastão", seja porque querem se aposentar ou porque querem se dedicar a outros projetos". Complementa Rogério Santos, sócio da Caatinga Capital.
Embora recentes no Brasil, os search funds já consolidam transações nos Estados Unidos desde 1983.
De acordo com dados da Universidade de Stanford, que criou o modelo em 1984, a média de retorno é de 8,4 vezes do capital aplicado, um lucro superior ao obtido com outros modelos de investimento.
Quer saber mais sobre essa modalidade de investimentos? Continue lendo este artigo!
Comments (2)
Boa tarde.
Meu nome e Wanderley.
Estou a procura de investidor para uma jazida de Ouro, Cobre, e bauxita
Aproximadamente 236 toneladas de Ouro 100% documentadas
Boa tarde.
Meu nome e Wanderley.
Estou a procura de investidor para uma jazida de Ouro, Cobre, e bauxita
Aproximadamente 236 toneladas de Ouro 100% documentadas