Quando se fala em contabilidade, de imediato lembramos de obrigações tributárias e encargos que devem ser pagos para a empresa atuar de forma transparente e correta. No entanto, o assunto vai muito além. Trata-se da organização contábil que vai direcionar vendas, compras e despesas; afinal, são setores que devem ser acompanhados de perto e com frequência. Veja abaixo algumas dicas de contabilidade para ajudar o seu negócio.
Os números contabilizados são os responsáveis por indicar ao diretor financeiro os caminhos e perspectivas possíveis para investimentos futuros. E, indo mais além, quando os processos são bem geridos e dados valiosos são armazenados, a empresa conquista inteligência fiscal e aumento de performance.
Daí a importância de aperfeiçoar a contabilidade da organização. Para auxiliar no assunto, elencamos, a seguir, importantes dicas de contabilidade para que sua empresa tenha um controle financeiro eficiente.
A escolha do escritório de contabilidade
São muitas as opções que surgem para prestação de serviços contábeis. Mas quem devo contratar? O primeiro passo pode ser uma pesquisa virtual, buscando referências, assim como a solicitação de uma lista de clientes atendidos pelo escritório. O ideal é que seja uma empresa na mesma cidade em que você atua, pois é preciso considerar as obrigações tributárias específicas para cada região e a legislação contábil vigente.
Verificação em órgãos oficiais
Antes de contratar os serviços, é importante verificar se eles são filiados ao Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon). Vale averiguar também se os responsáveis da empresa estão inscritos e regulares no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Dicas de contabilidade: como organizar as operações?
Ter controle das principais ações financeiras é fundamental para acompanhar o andamento da empresa. Por isso, é indispensável manter um relatório atualizado, tendo em vista a visualização do panorama da companhia. Assim, sempre que for preciso tomar decisões urgentes, o gestor pode estar ciente da real situação dos processos.
Portanto, não deixe de registrar:
–Despesas com equipe de vendas e administrativo, assim como gastos indiretos;
-Impostos e encargos extras, independentemente do valor;
–Vendas a prazo ou à vista (ambas precisam ser anotadas), assim como a forma de pagamento (cartão, dinheiro ou cheque);
–Pagamentos e recebimentos, detalhando valor, data e a que se refere a ação;
–Despesas por setor ou grupos específicos, pois isso permite entender quais os maiores gastos e investimentos de forma segmentada.
Conte com a ajuda de quem sabe do assunto!
Agora que você já viu nossas dicas de contabilidade, saiba que estar em dia com as obrigações fiscais e contábeis é muito importante para o bom desenvolvimento da empresa – seja ela iniciante ou de grande porte. A Apsis Consultoria conta com uma equipe qualificada e preparada para oferecer serviços de consultoria contábil nas mais diversas áreas. Entre em contato e agende uma conversa!