Fast food ligth deve crescer no Brasil

Verdes sim, radicais não. Com essa proposta, a rede norte-americana de fast food de saladas Salad Creations chegou ao Brasil no fim de 2007, inicialmente, com uma loja própria. Quatro anos depois, a empresa pretende chegar à 40ª franquia no País, o que colocará o Brasil como o país com maior número de lojas da rede no mundo.

“Somos uma opção de refeição saudável, sem radicalismo. Temos até camarão no cardápio, mas o cliente pode balancear na salada”, diz Ana Maura Werner, gerente de marketing da Salad Creations. Antes de atuar no fast food de saladas, Ana Maura trabalhava no departamento de marketing do Amor aos Pedaços. “Troquei o açúcar pela salada”, brinca. “Mas sempre tive hábitos saudáveis.”
 
A Salad Creations foi fundada em 2004, na Flórida (EUA), e conta, atualmente, com mais de 70 lojas em países como Estados Unidos, Brasil, Canadá, Panamá e Kwait. Por aqui, a rede tem 26 lojas, em nove Estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Santa Catarina.
 
Neste mês, outras duas lojas devem ser inauguradas no Ceará e no Maranhão e, para fevereiro, estão previstas novas franquias em Maceió, Salvador e Recife. “Nosso objetivo é chegar a 13 capitais no fim do primeiro semestre”, planeja Ana Maura.
 
Para acelerar o ritmo de crescimento no Brasil, a Salad Creations inicia em fevereiro um novo modelo de negócios no País, com a abertura de lojas de rua – atualmente, todas as franquias estão em shoppings centers.
 
A estreia será em São Paulo, cidade que conta com metade das lojas da rede, com uma franquia na zona norte. Os investimentos na loja de rua chegaram a R$ 350 mil, acima dos R$ 310 mil médios para unidades em shoppings.
 
“Trata-se de um modelo de loja diferenciado. Devemos, inclusive, ter mais opções no cardápio, porque entendemos que os clientes deverão ficar mais tempo nesta loja que nos fast foods dos shoppings.”
 
Segundo Ana Maura, o faturamento médio mensal das franquias da Salad Creations é de R$ 80 mil. O diferencial da rede, diz ela, é não cair na “mesmice” do grelhado com três acompanhamentos, que dominam as praças de alimentação nos shoppings Brasil afora. A personalização do cardápio – e suas adaptações ao tropicalismo brasileiro – foi um dos diferenciais que a rede conseguiu nas lojas brasileiras. “Podemos criar livremente nosso cardápio, sem perder a referência da rede”, diz a executiva.
 
“Minimize Me”
 Em 2004, o diretor Morgan Spurlock lançou um documentário – estrelado por ele mesmo – em que se propunha a fazer, durante 30 dias, uma dieta nada balanceada, com sanduíches do McDonald’s. A proposta do “Super Size Me” era mostrar o efeito do cardápio da rede de fast food na saúde dos clientes.
 
A Salad Creations prepara, para o mês de fevereiro, a antítese do Super Size Me. No projeto – ainda sem nome oficial -, uma cliente com péssimos hábitos alimentares vai se submeter à alimentação da rede de saladas, acompanhada por um nutricionista, por um ano.
 
“A proposta é mostrar que a mudança de hábitos pode trazer benefícios significativos. Será um ‘minimize me’”, completa Ana Maura.

(Klinger Portella l iG)

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