A Ferrexpo, empresa ucraniana focada na produção de pelotas de ferro, informou nesta quarta-feira que adquiriu uma participação de 80 milhões de dólares em uma mineradora brasileira, num momento em que tenta se expandir para além da Europa Oriental.
A Ferrexpo disse em comunicado ter assumido uma participação de 14,4 por cento na Ferrous Resources, uma companhia brasileira privada com planos de expansão no Estado de Minas Gerais.
A Ferrous Resources, que atualmente produz cerca de 5 milhões de toneladas por ano, tem permissão para aumentar a produção para 15 milhões de toneladas.
A fatia também dá à Ferrexpo um ponto de apoio no país de sua principal concorrente em pelotas de ferro, a Vale.
Majoritariamente detida pelo bilionário ucraniano e parlamentar Kostyantin Zhevago, a Ferrexpo está envolvida em uma batalha de longa data sobre a posse de sua mina de Poltava, com analistas identificando o risco político na Ucrânia como um desafio fundamental para a empresa.
(Stephen Eisenhammer | Reuters)
Consultoria Estratégica
Processos adaptáveis em tempos de incerteza
Vivemos em uma era marcada por incerteza e volatilidade, em que eventos inesperados, como crises econômicas, pandemias ou alterações repentinas no mercado, podem impactar drasticamente