Segundo fontes, companhia colombiana fechou acordo para aquisição da Nelson Quintas Telecomunicações para obter uma rede de fibra ótica no Rio
Interconexión Eléctrica SA ESP (Isa), a companhia de energia e telecomunicações da Colômbia, adquiriu Nelson Quintas Telecomunicações Ltda. por cerca de R$ 200 milhões para obter uma rede de fibra ótica no Rio de Janeiro, segundo duas pessoas próximas ao negócio.
O acordo foi concluído e pode ser anunciado ainda nesta semana, disseram as fontes, que pediram para não ser identificadas porque a aquisição ainda não foi divulgada. Isa comprou NQT do grupo português Nelson Quintas Filhos.
Segundo seu website, a NQT possui a maior rede de fibra ótica de propriedade privada no Rio de Janeiro. A aquisição será feita por meio da unidade Internexa. ISA já atua em São Paulo, o maior mercado do Brasil para fibra ótica. Tim, com sede no Rio de Janeiro, adquiriu a AES Atimus Group em 2011 por R$ 1,52 bilhões e disse que está olhando para transações semelhantes este ano.
O HSBC Holdings Plc está assessorando Isa na aquisição, e o Crédit Agricole SA está aconselhando NQT, disseram as pessoas. A tecnologia da Isa inclui fibra ótica, transmissão por satélite e redes de micro-ondas de apoio, segundo o website.
No Brasil, a Isa é dona da CTEEP, Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista. O HSBC não quis comentar. O Crédit Agricole, a NQT e a Isa não retornaram pedidos de comentarios.
(Cristiane Lucchesi | Fusões e Aquisções)