Itaú leva carteira do HSBC no Chile, diz jornal chileno

O banco HSBC vendeu a sua carteira de clientes premium para o Itaú Unibanco no Chile, de acordo com o jornal El Mercúrio.

O principal motivo é que a divisão de negócios, criada em abril do ano passado, ficou muito aquém das metas estabelecidas para o país, informa o diário chileno.

A operação ainda precisa ser aprovada pelo órgão regulador local, a Superintendencia de Bancos e Instituiciones Financeiras (SBIF).

A concorrência contou com pelo menos três outros bancos. O Itaú apresentou a melhor oferta e levou a carteira de 5,5 mil clientes de alta renda do HSBC. Estes clientes representam o total de empréstimos de US$ 20 milhões.

Com a operação, o banco brasileiro acrescentou 0,03 ponto percentual na participação em alta renda, totalizando 3,36% nesse nicho de mercado.

O negócio foi confirmado por fontes ligadas ao processo e a venda será oficializada nesta semana, de acordo com o El Mercúrio. A transação inclui a transferência de filiais e funcionários.

A ideia inicial do HSBC era obter 20% dos clientes chilenos de alta renda e alcançar 3% do mercado de crédito local em cinco anos.

Mas a forte concorrência do segmento e a avaliação global feita pelo banco inglês sobre a rentabilidade frearam os planos.

Agora, o HSBC vai concentrar a sua atividade em empréstimos comerciais, de acordo com o plano internacional. Procurado, o Itaú não quis comentar e o HSBC não foi encontrado.

(Brasil Econômico)
 

+ posts

Share this post