Moodys analisa para possível rebaixamento nota de 15 grupos de bancos

A agência de classificação de risco Moody´s colocou em revisão para possível rebaixamento alguns ratings de dívida e de depósito de 15 grupos de bancos e seguros do Brasil e do México, após ação semelhante com vários bancos na Europa e nos Estados Unidos na metade do mês.
 
A revisão se dará em cima de duas questões: a capacidade potencialmente reduzida das instituições financeiras da Europa e EUA para fornecer suporte a suas subsidiárias e a conexão entre os perfis de crédito das instituições com a qualidade do crédito soberano.
 
"A Moody’s avaliará os efeitos de quaisquer quedas sustentadas na capacidade dos grupos controladores fornecerem suporte às subsidiárias estrangeiras. A agência também avaliará quaisquer mudanças na disposição ou probabilidade dos grupos controladores proverem suporte necessário", explicou a agência.
 
"Essa parte da revisão considerará qualquer pressão sobre um grupo controlador para retornar o foco para sua franquia doméstica principal; quaisquer mudanças na adequação estratégica de médio prazo de uma subsidiária; e o potencial para uma retirada gradual de mercados em que uma subsidiária opera, dada a escassez generalizada de fontes de capital na Europa e os desafios enfrentados por instituições financeiras com operações nos mercados de capitais."
 
Entre os grupos afetados pela revisão no Brasil por conta de ação semelhante com controladoras estão o Santander, o Citibank, o BES Investimento do Brasil e o HSBC Bank Brasil.
 
A Moody´s também cita no comunicado instituições financeiras que têm ratings acima do soberano, como Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Votorantim e Safra. Nesses casos, a análise levará em conta "a extensão à qual os negócios das entidades são dependentes do ambiente macroeconômico e financeiro doméstico, a dependência de captação baseada em mercado de capitais e, portanto, mais sensível à confiança, e exposições diretas e indiretas à dívida soberana local".
 
(Daniela Machado | Valor)

+ posts

Share this post