BTG vende 18,65% do banco por US$1,8 bi a consórcio

São Paulo – O BTG Pactual, do banqueiro André Esteves, anunciou nesta segunda-feira que fechou acordo com um consórcio internacional que vai comprar cerca de 18,65 por cento do capital do banco por 1,8 bilhão de dólares.

"Após a transação, o BTG Pactual terá um patrimônio líquido de cerca de 4,3 bilhões de dólares", informou a instituição financeira que tem Esteves como principal acionista, em comunicado.

Integram o consórcio, entre outros, fundos soberanos de Cingapura e de Abu Dhabi, o fundo de pensão canadense Ontario Teachers (OTPP) e a J.C. Flowers.

Segundo o BTG, os recursos obtidos com a operação serão utilizados para desenvolver as principais atividades da instituição, como banco de investimentos, gestão de recursos e de fortunas, no Brasil e internacionalmente.

Após o encerramento da transação, o consórcio poderá nomear três representantes para o Conselho de Administração do BTG Pactual.

O BTG Pactual tem mais de 90 bilhões de reais sob gestão e administração. Na área de gestão de fortunas no Brasil são 30 bilhões de reais em ativos sob gestão.

A operação acontece cerca de um ano e meio após Esteves ter recomprado o controle do Pactual do suíço UBS, numa operação de 2,5 bilhões de dólares.

Desde então, o BTG Pactual tem tido uma atuação forte na área de fusões e aquisições. Segundo levantamento da Thomson Reuters, o banco foi o líder no ranking de instituições financeiras coordenadoras de fusões envolvendo empresas brasileiras neste ano até setembro.

Outro segmento de forte atividade do BTG tem sido em private equity. Do ano passado para cá, o banco anunciou a compra de 50 por cento da rede de estacionamentos Estapar, a rede de drogarias Farmais, uma fatia da Empresa de Investimento em Energias Renováveis (Ersa), uma participação minoritária na Mitsubishi Motors do Brasil, e um investimento na operadora de hospitais e laboratórios Rede DOr.

(Portal Exame)

 

 

 

+ posts

Share this post