Cade aprova compra da Unirondon pela Kroton com restrições

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, com restrições, a operação em que o grupo Kroton Educacional comprou a União Educacional Cândico Rondon (Unirondon), com sede no Mato Grosso. Estimado em R$ 22 milhões, o negócio foi anunciado no fim de abril do ano passado.

A Unirondon é a sociedade mantenedora do Centro Universitário Cândido Rondon, da Faculdade Cândido Rondon de Campo Verde e da Faculdade Cândido Rondon de Cuiabá, segundo o relatório do conselheiro Marcos Paulo Veríssimo.

A aquisição envolve a Editora e Distribuidora Educacional, subsidiária da Kroton.

O negócio gerou aumento da parcela da Kroton em cursos de graduação, como de Direito e Administração, a níveis preocupantes, na avaliação do órgão de defesa de concorrência. A concentração no caso dos cursos de Direito chegou a cerca de 70%, segundo o relator.

Assim, o Cade aprovou a operação desde que fosse assinado um Termo de Compromisso de Desempenho (TCD) – acordo com as medidas para garantir a competição no setor. No entanto, as determinações do termo são confidenciais. Veríssimo se limitou a dizer que o acordo “envolve alienação de certos ativos que é simultaneamente factível. [As ações] são confidenciais e conseguem atender as principais preocupações nossas sob o ponto de vista de facilitar eventuais entradas” de concorrentes nos mercados.

Por unanimidade, os conselheiros do Cade deram o aval ao negócio com as restrições negociadas com as empresas. O caso foi julgado na sessão desta quarta-feira.

(Thiago Resende e Juliano Basile | Valor)

+ posts

Share this post