Estrangeiros querem atuar em serviços no Brasil, diz consultoria

Atraídos pelo mercado consumidor brasileiro, estrangeiros mantêm o interesse  em investir no país, apesar da desaceleração econômica.

Pesquisa inédita realizada pela consultoria Ernst & Young em maio, com 250 executivos da Europa, Américas e Ásia, mostra que 60% estudam estabelecer ou desenvolver atividades no Brasil.

O segmento de maior interesse foi o de serviços.

No primeiro trimestre do ano, segundo levantamento da consultoria, foram implantados 110 projetos estrangeiros no Brasil.

Desse total, a maior parte é para atuar no setor de serviços: 43 são da área de marketing, vendas e suporte e 35 de tecnologia da informação. A indústria foi o destino de apenas 13 projetos.

“O Brasil é um país que tem 80% de sua população nas cidades. É mais do que na China, por exemplo, cuja população urbana é de 50%. Com essa característica, é natural que as pessoas consumam cada vez mais serviços”, afirma o vice-presidente da Ernst & Young, Mauro Terepins.

Os setores com maior potencial de crescimento, segundo os entrevistados, são petróleo e gás, mercado imobiliário, turismo e agricultura e indústria de alimentos.

“O setor de petróleo e gás não está apenas criando projetos industriais, mas também projetos de serviços de ponta a ponta”, diz relatório da consultoria.

RETOMADA

Mesmo com a desaceleração econômica que deve fazer o PIB (Produto Interno Bruto) crescer cerca de 2% neste ano, é o mercado consumidor doméstico o maior trunfo do Brasil para quase 90% dos entrevistados.

Segundo Terepins, os investidores estrangeiros acreditam que o crescimento voltará no ano que vem.

“O cenário é positivo para o Brasil em 2013 e em 2014”, afirma.

Os principais concorrentes do país em atratividade são China, Índia e EUA.

Para incrementar os investimentos, os estrangeiros afirmam que o país deve focar algumas prioridades: melhorar o ensino, investir na infraestrutura e ampliar o combate à corrupção.

(Jornal Floripa)

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