Cade aprova joint venture de distribuição de produtos da Coca-Cola

Cade aprova “joint venture” para fabricar e distribuir produtos da Coca-Cola
 
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, uma “joint venture” entre os grupos Coca-Cola, Calila e Renosa. A nova empresa tem o objetivo de reunir as atividades de fabricação, engarrafamento e distribuição dos produtos da Coca-Cola na região Nordeste, no Mato Grosso e em parte de Tocantins e Goiás.
 
O grupo Calila detém fatia de empresas que atuam na fabricação e distribuição de refrigerantes e outros produtos da Coca-Cola, além da comercialização de cervejas e bebidas não alcoólicas, como água. Essas companhias operam em Estados da região Nordeste.
 
A Renosa também controla empresas que atuam no setor de bebidas, como Companhia Maranhense de Refrigerantes, Tocantins Refrigerantes.
 
A ideia da “joint venture” é tornar a produção e comercialização de bebidas mais eficiente. Os grupos envolvidos no negócio alegaram que as empresas que serão consolidadas na nova companhia já pertencem ao sistema Coca-Cola, que não terá aumento de participação de mercado com a operação.
 
Ao analisar o caso, o órgão antitruste destacou esses pontos e concluiu que a “joint venture” não gera preocupações concorrenciais. O negócio foi analisado pela nova lei de defesa da concorrência e agora, com o aval do Cade, as companhias poderão realizar a operação.
 
Por ser considerado simples do ponto de vista concorrencial, o caso não precisará passar pelo plenário do Cade. Vale a decisão da Superintendência-Geral do órgão publicada no “Diário Oficial da União” no início do mês, mas que só hoje foi disponibilizada no site do Cade.

(Thiago Resende | Valor)

+ posts

Share this post