Petrobras anuncia compra de bloco na África

A Petrobras (PETR4) informou nesta terça-feira que adquiriu 50% de participação no Bloco 4, na costa do Benin, país localizado no oeste da África.

A fatia foi vendida pela Compagnie Béninoise des Hydrocarbures (CBH), subsidiária da Lusitania Petroleum, que permanece com os 50% restantes. Detalhes financeiros da operação não foram divulgados.

Segundo a estatal brasileira, a expectativa com a aquisição é encontrar óleo leve, "reproduzindo descobertas realizadas em atividades exploratórias no continente africano, consoante com a estratégia da Petrobras de buscar oportunidades em águas profundas e ultraprofundas na região".

De acordo com a Petrobras e alguns analistas, a costa oeste da África pode ter a mesma formação do pré-sal brasileiro, já que os dois continentes eram unidos no passado.

A Petrobras (PETR4) possui atividades também em Angola, Líbia, Namíbia, Nigéria, e Tanzânia.

O bloco em Benin cobre uma área de aproximadamente 7,4 mil quilômetros quadrados, com profundidade de água que varia de 200 a 3 mil metros, a uma distância média de 60 quilômetros da costa. No Brasil o pré-sal fica a cerca de 300 quilômetros da costa, o que dificulta a sua exploração.

A CBH continua como operadora do bloco, mas a Petrobras terá a opção de assumir a operação, informou a companhia sem dar detalhes sobre o acordo para a mudança de operador.

"O compromisso de trabalho assumido pela companhia é realizar a aquisição e processamento de 2.250 quilômetros quadrados de sísmica 3D ainda este ano. Confirmado o potencial exploratório da área, o consórcio se comprometerá a perfurar três poços", informou a Petrobras em nota.

(Alberto Alerigi Jr. e Denise Luna l Reuters)

+ posts

Share this post