Rede de hotéis Super 8 mira interior paulista

Compartilhar

Rede americana de acomodações econômicas vai iniciar operações ao longo dos municípios da Via Dutra. Meta é chegar a 200 unidades no país

A Super 8, bandeira econômica da rede norte-americana de hoteis Wyndham, definiu os 13 primeiros destinos para instalação de suas acomodações no Estado de São Paulo. E o percurso da Via Dutra, que corta o Vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, será a primeira rota para os novos empreendimentos, gerenciados pelo grupo mineiro HotelPar.

O investimento de R$ 198 milhões, aporte realizado em parceria com a construtora Ladeira Miranda e Extra Investimentos, será aplicado nas unidades de Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Lorena, Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Suzano e Taubaté. Outras cinco edificações vão totalizar o pacote de 18 unidades previstas para São Paulo nesta primeira fase de implementação do Super 8. A localização delas, no entanto, ainda é estudada pelos investidores.

Os hotéis do Vale do Paraíba foram definidos em conjunto com a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo), órgão vinculado à Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, que cooperou no fornecimento de informações setoriais de uma gama de municípios que atendiam as exigências dos novos hotéis – em geral, cidades de médio porte em rotas de turismo ou negócios, já que o conceiro do Super 8 é oferecer acomodação padronizada de baixo custo para quem deseja programar uma parada para descansar.

Outros R$ 65 milhões serão investidos nos primeiros empreendimentos em Minas Gerais e Paraná. A Metacon Engenharia ficará responsavel pelos dez prédios previstos para o território paranaense enquanto a Construtora Forte ficará com cinco empreendimentos em divisas mineiras.

Criado em 1974 nos Estados Unidos, o Super 8 conta hoje com 2,3 mil hotéis espalhados na América do Norte e Ásia. Para os próximos dez anos, a meta do Wyndham é inaugurar 200 unidades da bandeira econômica no Brasil, com um investimento previsto de R$ 2,2 bilhões.

As acomodações seguem o padrão internacional da rede, com cerca de 16 metros quadrados para cada apartamento, que são equipados com TV de tela plana, ar condicionado e internet sem fio. O estacionamento para o hóspede também é gratuito.

Estimativa da Investe São Paulo aponta para a geração de 18 empregos diretos e 90 indiretos para cada unidade em funcionamento. Isso totalizaria cerca de 3,5 mil postos de trabalho gerados apenas nas 33 unidades iniciais da bandeira em território nacional.

NÚMEROS

R$ 198 mi: É o investimento que será feito pela HotelPar, Ladeira Miranda e Extra Investimentos nos hotéis paulistas da rede Super 8. Serão 18 em São Paulo nesta primeira fase.

R$ 2,2 bi: É o aporte previsto para a consolidação da rede em uma década, através da construção de 200 unidades pelo país. Bandeira tem 2,3 mil hotéis nos EUA e Ásia.

Motéis querem se tornar uma alternativa de hospedagem

Os donos de motéis no Brasil querem mudar a imagem desses estabelecimentos por conta dos grandes eventos. Tanto que foi criada a Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis), em setembro de 2012, com o objetivo de firmar os cerca de cinco mil motéis associados como meios de hospedagem complementar no país. Os associados da entidade faturam cerca de R$4 bilhões por ano e a expectativa é de expansão de 25% para 2013.

“Além de posicionar os motéis como hospedagem, a finalidade é reduzir custos operacionais e negociar com fornecedores para compras de estoques, bens móveis e serviços. O registro dos motéis é facultativo e levaria o país a ter mais 20 mil leitos disponíveis”, diz Antonio Carlos Morilha, diretor administrativo da ABMotéis.

Campanhas junto aos órgãos públicos e população serão a base da mudança de imagem, diz Morilha. Segundo ele, com o registro de hospedagem, outras portas se abrem para o setor, inclusive com financiamento via BNDES.

Pela primeira vez, uma edição da feira Equipotel, que começa dia 16, em SãoPaulo e é voltada para o setor, terá um espaço dedicado aos motéis. O Motel Design representará a fachada de um motel, recepção e suítes modernas,com materiais de acabamento, iluminaçãoe tecnologia que se adaptam ao conceito de motel como hospedagem.

(Érica Ribeiro | Brasil Econômico)

Website | + posts

Outros Posts

Fusões e Aquisições (M&A)

O momento ideal de vender uma empresa

A decisão de vender uma empresa deve ser acompanhada de cautela e planejamento estratégico. Encontrar o momento ideal para essa operação requer uma análise profunda

Nossos certificados