A Andrade Gutierrez e a Alstom inauguraram nesta sexta-feira, 30, a Torres Eólicas do Nordeste (TEN), uma joint venture que produzirá torres de aço para aerogeradores em fábrica instalada em Jacobina (BA). O investimento inicial no projeto somou aproximadamente R$ 92 milhões. A Andrade Gutierrez detém 51% de participação na joint venture. Os 49% restantes representam a fatia da Alstom.
A fábrica, cuja construção levou um ano, tem capacidade para produzir 200 torres metálicas por ano. O equipamento compõe as torres eólicas responsáveis pela geração de energia a partir do vento.
“O Brasil, muito em breve, deve entrar para o ranking dos maiores países produtores de energia eólica do mundo e, por isso, é gratificante inaugurarmos mais esta fábrica no Brasil e poder contribuir para esse crescimento”, destacou em nota o presidente da Alstom Brasil, Marcos Costa.
A fábrica de Jacobina é a terceira unidade eólica da Alstom na América Latina. As outras duas estão instaladas em Camaçari (BA) e Canoas (RS). A primeira é responsável pela fabricação de naceles, a estrutura do aerogerador que comporta os motores. A unidade gaúcha produz torres e é responsável por atender o mercado do sul do Brasil e de países vizinhos, como Argentina, Chile e Uruguai.
(Isto É Dinheiro)