ESG: como transformar “critérios” em vantagem competitiva?

O primeiro passo é buscar ajuda especializada. Em geral, a agenda da empresa traz outras demandas prioritárias no dia a dia, e projetos mais complexos acabam  sendo postergados – embora possam ser uma mola impulsionadora para que o seu negócio alcance novos patamares.

Desta forma é importante lembrar que, diante do cenário atual e das mudanças que estão ocorrendo diariamente, os critérios ESG (environmental, social and governance), são ponto de destaque para uma parcela significativa de investidores e clientes ao analisarem uma empresa. 

Assim, estar de acordo com esses critérios pode resultar em grandes benefícios financeiros. Então, se você não tinha motivos para investir de vez em práticas ESG para a sua empresa, agora você tem!

Para entender de fato como sua empresa se posiciona dentro das práticas ESG é importante fazer uma análise completa do negócio, o que envolve um trabalho de avaliação de todos os aspectos da empresa e do seu impacto na sociedade. 

A contratação de uma consultoria especializada vai ajudar você a enxergar os critérios de ESG como grandes oportunidades de mudança de patamar.

Análise e implementação dos critérios ESG: o que sua empresa tem a ganhar

Ao inserir e praticar os critérios ESG, além da empresa se tornar mais atrativa para investidores e clientes, todos os setores internos se beneficiam. Veja alguns exemplos:

Retenção e capacitação: o setor de recursos humanos pode utilizar estratégias para o desenvolvimento humano e bem-estar para a retenção e captação de novos talentos.

Maior valor agregado a produtos e serviços: a área de marketing da empresa pode utilizar os critérios ESG para gerar ou manter um valor agregado da marca – em especial quando voltado a práticas sustentáveis e sociais. Isso porque o consumidor está disposto a consumir mais marcas com comprometimento socioambiental.

Sendo assim, a transparência é um fator essencial na hora de comunicar os resultados de iniciativas ESG. Comunique exatamente o que é praticado, evitando assim o chamado “greenwashing”, conhecido em português como “lavagem verde” ou “maquiagem verde”. O termo remete a empresas que camuflam informações sobre o impacto das suas atividades ou amplificam resultados de práticas ESG sem que sejam realmente verdade. 

Mapeamento de riscos e acompanhamento da cadeia de suprimentos: é possível realizar um mapeamento dos riscos associados à sua cadeia de suprimentos ou rede de terceiros. Esse trabalho visa certificar-se que seus insumos comprados não sejam contrários aos critérios ESG, como o uso de mão de obra escrava ou de empresas ligadas ao desmatamento.

Desta forma, o processo de acompanhamento de conformidades reduz o risco de problemas com a imagem da empresa e potencializa uma relação mais saudável, forte e duradoura com os fornecedores, além de incentivar uma cadeia mais saudável do produto ou serviço.

Aumento da lucratividade e diminuição de gastos inesperados: adotando as práticas ESG, é possível potencializar o aumento de receita da empresa, além de possibilitar a redução de custos por gerir melhor os recursos naturais, evitando desperdícios.

A consultoria especializada e os critérios ESG

Antes de partir para a implementação, é necessária uma análise detalhada de toda a empresa, para que sejam empenhados esforços nos critérios que tragam mais valor.

Com uma visão holística, esse diagnóstico ainda traz à tona o seu posicionamento diante da concorrência no seu segmento.

A consultoria busca elencar quais pontos ESG precisam ser desenvolvidos para dar maior consistência aos índices importantes para o negócio.

Outro ponto importante é que os colaboradores da organização devem ser envolvidos desde o início do processo. Isso porque, em geral, um dos maiores desafios é fazer com que as mudanças culturais cheguem a toda a empresa.

Quando as estratégias estão bem estabelecidas, cada área se sente responsável por sua própria agenda ESG, compreendendo assim que cada setor terá suas responsabilidades e seus benefícios.

Solução personalizada proposta pela Apsis

A Apsis é uma empresa de consultoria independente que oferece ao cliente soluções personalizadas para a adequação da sua empresa aos critérios ESG.

Trabalhamos na elaboração de uma trilha ESG mapeando todas as áreas da companhia para identificar a situação atual e as oportunidades de melhorias. Os dados obtidos no mapeamento culminam em um índice ESG que posiciona sua empresa dentro do seu segmento de atuação, priorizando os critérios mais importantes dentro do seu negócio. Esse score é relativo e comparável, feito pelo nosso time multidisciplinar, com o auxílio de ferramentas internacionais de dados que utilizamos em nosso dia a dia. 

Feito isso, nosso próximo passo é elaborar um planejamento e desenvolver projetos que atendam às necessidades específicas da sua empresa.  

Precisa de uma consultoria personalizada para que sua empresa se adeque aos critérios ESG? Entre em contato conosco e solicite uma consultoria!

+ posts

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.