Cuidados ao investir em fundos imobiliários

Mesmo com o avanço significativo dos últimos anos, o mercado de fundos imobiliários ainda tem grande espaço para crescer. A perspectiva de redução – nominal e principalmente real – das taxas de juros no Brasil a patamares historicamente baixos, num ambiente ainda conturbado pelas dificuldades externas, aumenta a ansiedade de investidores por alternativas com retornos compatíveis àqueles obtidos nos últimos meses.

Dados históricos da bolsa mostram que, desde 2008, o número de fundos imobiliários cresceu 151%, de 31 fundos para 78. O volume acumulado de negociação também deu um salto, ao passar de R$ 229 milhões no acumulado de 2009 para R$ 1,35 bilhão apenas nos primeiros 7 meses deste ano.

Porém, o investidor deve se cercar de cuidados na hora de investir, pois o mercado imobiliário aparenta estar em fase de acomodação. Um deles, e muito importante, é a questão da avaliação a preços de mercado. Como os fundos estão na “moda”, a tendência é a supervalorização da cota no lançamento e essa superavaliação impactará negativamente na rentabilidade do fundo. Portanto, busque informações sobre quem avaliou o fundo, quais os critérios utilizados e se o estudo de viabilidade do empreendimento atendeu a norma que rege as avaliações de imóveis (NBR 14.653).

(Márcia Frazão | Consultoria Imobiliária | Apsis Consultoria)

Website | + posts

Share this post