Entenda a diferença entre assessoria e consultoria

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Conheça a diferença entre assessoria e consultoria e entenda qual é a melhor opção para auxiliar no desenvolvimento do seu negócio.

A grande competitividade e as constantes mudanças no mercado empresarial exigem que as empresas estejam atualizadas e invistam em serviços de inovação e aprimoramento

Seja para enfrentar um problema ou atingir resultados, muitas vezes é necessária a contratação de um serviço externo. Isso possibilita ter novos olhares para determinada situação e, dessa maneira, novas soluções. Mas, na hora da contratação, surge a dúvida: o melhor é contratar uma assessoria ou uma consultoria?

Os termos podem ser facilmente confundidos, mas cada um dos serviços traz resultados diferentes. E, para saber qual é o mais adequado para sua empresa, o primeiro passo é entender a diferença entre assessoria e consultoria. 

Mesmo ambos sendo serviços que fornecem soluções e melhorias às empresas, suas atuações e entregas são distintas. Continue a leitura para entender as especificidades de cada um.

Qual a diferença entre assessoria e consultoria?

A assessoria é um serviço cujo objetivo é auxiliar o cliente com uma necessidade técnica específica. Ou seja: solucionar problemas em determinada área. Por isso, o time de assessoria trabalha ativamente nos processos, desde a elaboração do projeto até sua execução, propondo soluções operacionais, a fim de sanar problemas pontuais. 

A assessoria auxilia as empresas a obterem melhorias no desempenho, rendimento e competitividade. Dentro da assessoria empresarial, existem várias áreas de atuação, como: contábil, fiscal e tributária.  

A consultoria empresarial, por outro lado, é um serviço mais amplo, cujo objetivo é acompanhar as atividades de uma companhia, a fim de realizar um diagnóstico. A consultoria faz a análise completa de toda a atividade empresarial, obtendo o máximo de informações sobre a empresa para, posteriormente, oferecer soluções e indicar modificações em processos. 

Geralmente, a relação da consultoria com a empresa costuma ser de curto prazo. Após a avaliação completa, a empresa recebe um diagnóstico e orientações para resolução dos problemas e melhorias. Além disso, a consultoria também pode realizar pesquisas e estudos, aplicar treinamentos, renovar o modelo de negócio, atualizar práticas organizacionais ou oferecer palestras.

Tipos de trabalho de um consultor e um assessor

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a diferença entre assessoria e consultoria, vamos um pouco mais a fundo para compreender o trabalho do consultor.

O consultor é focado em realizar um estudo completo, a fim de obter um diagnóstico da empresa para, posteriormente, apontar os melhores caminhos visando corrigir falhas ou melhorar resultados. Sendo assim, sua atuação consiste em sugerir as soluções possíveis, sem efetivamente atuar na implantação de mudanças.

Já o assessor “coloca a mão na massa”, oferecendo apoio técnico e gerencial e acompanhando o processo. Pode trabalhar com o diagnóstico dado pelo consultor e atuar a partir dele ou do zero, planejando e executando tudo o que foi proposto. O tempo de trabalho dedicado à empresa também tende a ser maior do que o do consultor.

Diferenças práticas entre um serviço de consultoria e uma assessoria

Você já entendeu as diferenças de trabalho, mas ainda tem dúvidas sobre as necessidades da empresa? Enquanto a assessoria atua realizando as soluções necessárias, a consultoria oferece meios (como o Parecer Técnico) para que o cliente execute por si mesmo o que deve ser feito. 

Nos casos em que a demanda de trabalho é sazonal e predefinida, o melhor é optar por uma consultoria para, por exemplo, emitir Laudos de Avaliação, visto que a maior parte dos laudos é pedida de forma esporádica e para um objetivo bem definido.

Outra grande diferença entre a consultoria e a assessoria refere-se ao uso de tecnologias. 

Quando o foco é a consultoria, tal serviço tem sido cada vez mais orientado pelas novas tecnologias. Então, o consultor pode indicar o uso de vários novos softwares e recursos da empresa contratante. 

Já na assessoria, a ideia é desenvolver uma forma de alinhar a tecnologia já existente com os objetivos e processos da empresa, automatizando o fluxo de trabalho

E agora, qual é a melhor escolha para as empresas?

A escolha da contratação de uma consultoria ou assessoria vai depender muito do momento atual da empresa, se existe um problema pontual já identificado ou não.

Por exemplo, quando o gestor de uma empresa ou um setor percebe a necessidade de melhorar um determinado processo, mas não se sabe por onde começar, a consultoria é o serviço mais indicado. 

Durante e ao final da consultoria, o gestor irá receber um diagnóstico completo do problema. Incluindo assuntos mais amplos, como o mercado de atuação, tendências e sugestões. Isso será útil nas próximas tomadas de decisões.

Por outro lado, se o problema já está identificado e precisa de uma solução prática e rápida, a assessoria pode ser a solução. Assim, a equipe que compõe a assessoria dará o suporte com os conhecimentos técnicos, otimizando o tempo dos funcionários, que não vão precisar cuidar daquela questão.

Ao contratar uma assessoria, saiba que esse serviço exige um maior envolvimento dos profissionais nas realizações das tarefas. Isso porque os profissionais, de fato, colocam a mão na massa e executam as mudanças. No entanto, normalmente esse trabalho é desenvolvido já com base nas ferramentas e tecnologias disponíveis na empresa. 

Em contrapartida, a consultoria oferece um retorno mais amplo, com um diagnóstico completo e orientações para as mudanças necessárias. 

Agora que você entendeu a diferença entre esses serviços, consegue identificar qual deles atende melhor ao seu negócio? 

Para soluções em assessoria ou consultoria, a Apsis conta com um time especializado, que trabalha próximo ao cliente e busca maximizar o valor dos negócios avaliados. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções.  

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