Estratégia Ambev para cervejas artesanais: junte-se a elas

Compartilhar

A Ambev vai anunciar hoje uma associação inédita com uma microcervejaria, revelando a estratégia da maior empresa de bebidas do País para entrar num segmento que cresce fazendo espuma (e sem ressaca).

O acordo com a Cervejaria Wäls, de Belo Horizonte, envolve a compra de uma participação acionária da Ambev na empresa e um casamento de competências complementares.

A Ambev vai agregar tecnologia, distribuição e acesso a ingredientes, e em troca vai contar com o conhecimento do mercado de cervejas artesanais, no qual a Wäls opera desde 1999.

Os empreendedores que controlam a Wäls continuarão à frente do negócio. Os irmãos José Felipe Carneiro e Tiago Carneiro, filhos do fundador da empresa, têm respectivamente 29 e 32 anos, e transformaram uma cervejaria de chopp tradicional (cujo maior cliente era uma rede de fast food) numa companhia inovadora e premiada internacionalmente.

A Wäls, que afirma em seu site produzir “obras de arte que também podem ser chamadas de cervejas especiais”, hoje produz 17 marcas da gelada — incluindo a Wäls 42, a Wäls Pilsen, Dubbel, Duke N Duke, a Saison de Caipira e a Stadt Jever — e tem uma distribuição predominantemente no Sudeste.

A Wäls tem um faturamento anual de cerca 9 milhões de reais e produz 500 hectolitros de cerveja por mês. O acordo marca a tentativa da Ambev de se posicionar num momento em que as grandes cervejarias tentam capturar o charme das marcas artesanais, e depois da sua controladora, a Anheuser-Busch InBev, ter comprado quatro microcervejarias nos EUA desde 2011.

O ex-presidente da Ambev e hoje o principal executivo de vendas da Anheuser-Busch InBev, Luiz Fernando Edmond, disse numa entrevista ao The Wall Street Journal em dezembro que a Anheuser-Busch InBev “entrou tarde no jogo” da cerveja artesanal. “Demorou mais do que deveria para a gente reconhecer as tendências,” disse ele, acrescentando que não seria surpresa se a fabricante da Budweiser comprasse mais microcervejarias.

Para Daniel Wakswaser, diretor de marketing da Bohemia, “a dicotomia ‘cerveja tradicional versus cerveja premium’ é falsa. A gente trabalha é pro consumidor.” (Além de ser uma marca da Ambev, a Bohemia é a cervejaria mais antiga do Brasil. Foi fundada em 1853 pelo alemão Henrique Kremer.)

Não é a primeira vez que uma cervejaria brasileira tenta capturar o crescimento das craft beers. Entre 2007 e 2008, a Schincariol comprou a Baden Baden, a Eisenbahn e a Devassa. Pouco tempo depois, a Devassa se tornou uma cerveja ‘mainstream’, e as outras duas hoje são produzidas nas fábricas da Brasil Kirin, o novo nome da Schincariol.

A Ambev diz que não vai seguir este caminho. Executivos da empresa dizem que a ideia é respeitar a identidade da Wäls, e o acordo prevê que as marcas continuarão sendo fabricadas em Belo Horizonte.

As cervejas artesanais são cerca de 1% do volume de cerveja produzido no Brasil; nos EUA, já são 7,8% do volume e 14,3% do faturamento de setor cervejeiro.

(Geraldo Samor | Veja)

Website | + posts

Outros Posts

Nossos certificados

slot gacor

sekar4d

slot dana

slot gacor

slot mahjhong

dragon77

ladangtoto

slot ovo

slot server thailand

situs slot gacor

slot terpercaya

slot88

situs slot online

slot raffi ahmad

slot gacor

slot thailand

slot server thailand

slot gacor

slot dana

slot gacor

slot gacor

slot dana

slot mahjong

slot qris

situs slot qris

slot gacor mahjong

slot gacor

Mahjong Ways

slot server thailand

situs slot gacor

slot pulsa

ladangtoto

dragon77

mahjong ways

slot gacor terpercayaslot dana resmi

Slot Online

Slot Bet 200

Slot Dana

Slot 5000

Slot88

Hedon77

Hedon77

Hedon77 slot

Slot Maxwin

Slot Dana

Slot Gacor

Slot88

Slot Bet 200

Slot Gacor

Slot Gacor

Slot Gacor

Slot Gacor

Slot Gacor

Slot Gacor

Slot Gacor

Slot Gacor

Slot Gacor

Slot Gacor

Slot Maxwin

Hedon77

Slot Server Thailand

Slot Maxwin