A rede de adquirência do Santander Brasil, a GetNet, deve aceitar a partir do terceiro trimestre de 2015 todas as bandeiras de cartões, de acordo com Jesús Zabalza, presidente do banco.
Este serviço é um dos ofertados na nova plataforma da instituição voltada à pequena e média empresa (PME), lançada nesta terça-feira, 19, e antecipada pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, em novembro último.
As máquinas que capturam transações com cartões do Santander já aceitam as bandeiras MasterCard e Visa e vão contemplar as demais marcas, em linha com a quebra dos contratos de exclusividade existentes após a abertura feita no mercado em meados de 2010.
Além disso, passarão a ser entregues ao lojista em menos tempo. O cliente que solicitar a máquina a receberá em dois dias. “Quanto mais usarem nossas máquinas, mais crédito as pequenas e médias empresas terão disponível”, disse Zabalza, em entrevista à imprensa.
O objetivo do Santander Brasil é, conforme o executivo, alcançar a liderança no segmento de PMEs com a oferta de serviços financeiros e não financeiros. Para isso, anunciou, no âmbito da plataforma, R$ 15 bilhões em linhas de crédito para este público.
O programa de produtos e serviços voltado para pequenas e médias empresas é ainda a aposta do Santander para voltar a elevar os empréstimos neste segmento.
O volume de crédito destinado ás PMEs, sem adquirência, somou R$ 31,643 bilhões nos três primeiros meses do ano, com redução de 0,7% ante igual intervalo do ano passado. Na comparação trimestral teve retração de 0,4%.
(Aline Bronzati | Exame)