EBIT (Earnings Before Interests and Taxes) – lucro antes de juros e impostos.
EBITDA (Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization) – lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização.
Empreendimento – conjunto de bens capaz de produzir receitas por meio de comercialização ou exploração econômica. Pode ser: imobiliário (ex.: loteamento, prédios comerciais/residenciais), de base imobiliária (ex.: hotel, shopping center, parques temáticos), industrial ou rural.
Empresa – entidade comercial, industrial, prestadora de serviços ou de investimento detentora de atividade econômica.
Enterprise value – valor econômico da empresa.
Equity value – valor econômico do patrimônio líquido.
Estado de conservação – situação física de um bem em decorrência de sua manutenção.
Estrutura de capital – composição do capital investido de uma empresa entre capital próprio (patrimônio) e capital de terceiros (endividamento).
Fator de comercialização – razão entre o valor de mercado de um bem e seu custo de reedição ou substituição, que pode ser maior ou menor que 1 (um).
FCFF (Free Cash Flow to Firm) – fluxo de caixa livre para a firma, ou fluxo de caixa livre desalavancado.
Fluxo de caixa – caixa gerado por um ativo, grupo de ativos ou empresa durante determinado período de tempo. Geralmente o termo é complementado por uma qualificação referente ao contexto (operacional, não operacional etc.).
Fluxo de caixa do capital investido – fluxo gerado pela empresa a ser revertido aos financiadores (juros e amortizações) e acionistas (dividendos) depois de considerados custo e despesas operacionais e investimentos de capital.
Fração ideal – percentual pertencente a cada um dos compradores (condôminos) no terreno e nas coisas comuns da edificação.
Free float – percentual de ações em circulação sobre o capital total da empresa.
Frente real – projeção horizontal da linha divisória do imóvel com a via de acesso.
Gleba urbanizável – terreno passível de receber obras de infraestrutura urbana, visando o seu aproveitamento eficiente, por meio de loteamento, desmembramento ou implantação de empreendimento.
Goodwill – ver Ágio por expectativa de rentabilidade futura (fundo de comércio ou goodwill)
Hipótese nula em um modelo de regressão – hipótese em que uma ou um conjunto de variáveis independentes envolvidas no modelo de regressão não é importante para explicar a variação do fenômeno em relação a um nível de significância pré-estabelecido.
Homogeneização – tratamento dos preços observados, mediante a aplicação de transformações matemáticas que expressem, em termos relativos, as diferenças entre os atributos dos dados de mercado e os do bem avaliando.
IAS (International Accounting Standard) – Normas Internacionais de Contabilidade.
IASB (International Accounting Standards Board) – Junta Internacional de Normas Contábeis.
Idade aparente – idade estimada de um bem em função de suas características e estado de conservação no momento da vistoria.
IFRS (International Financial Reporting Standard) – Normas Internacionais de Relatórios Financeiros, conjunto de pronunciamentos de contabilidade internacionais publicados e revisados pelo IASB.
Imóvel – bem constituído de terreno e eventuais benfeitorias a ele incorporadas. Pode ser classificado como urbano ou rural, em função da sua localização, uso ou vocação.
Imóvel de referência – dado de mercado com características comparáveis às do imóvel avaliando.
Impairment – ver Perdas por desvalorização
Inferência estatística – parte da ciência estatística que permite extrair conclusões sobre a população a partir de amostra.
Infraestrutura básica – equipamentos urbanos de escoamento das águas pluviais, iluminação pública, redes de esgoto sanitário, abastecimento de água potável, energia elétrica pública e domiciliar e vias de acesso.
Instalações – conjunto de materiais, sistemas, redes, equipamentos e serviços para apoio operacional a uma máquina isolada, linha de produção ou unidade industrial, conforme grau de agregação.