Acordo amplia venda da Magneti Marelli

SÃO PAULO – Passados dois anos do acordo que pôs o controle da Chrysler sob a batuta da Fiat, a Magneti Marelli – fabricante de autopeças do grupo italiano – começa a fortalecer sua posição nos Estados Unidos. Um acordo anunciado nesta semana deu à Magneti Marelli acesso à rede de serviços da montadora americana, po meio da qual passará a fornecer 26 linhas de produtos.

Com isso, a fabricante de autopeças vê a possibilidade de se tornar um fornecedor cada vez mais relevante da Chrysler à medida que a aliança entre a montadora de Detroit e a Fiat avance.

Dino Maggioni, presidente global da divisão de serviços e peças de reposição da Magneti, diz que a empresa vai aumentar sua participação no fornecimento de equipamentos à Chrysler concomitantemente ao lançamento de projetos conduzidos na montadora, o que inclui um carro econômico fabricado dentro da plataforma tecnológica da Fiat.

Para isso, sua capacidade produtiva deverá acompanhar nos próximos anos a evolução da parceria entre Fiat e Chrysler. Apesar dos impactos da última crise financeira, os Estados Unidos ainda são o segundo maior mercado automobilístico do mundo. "A Magneti está desenvolvendo suas bases produtivas na América do Norte para ser um fornecedor mais próximo da Chrysler", diz Maggioni, que ontem passou menos de oito horas em São Paulo e aproveitou o tempo curto para visitar a Automec, feira internacional de autopeças.

Os italianos veem oportunidade de crescer no suprimento de equipamentos eletrônicos. Maggioni diz que a empresa já é hoje um importante fornecedor de sistemas de iluminação de veículos para a Chrysler. "Nossa maior fábrica de iluminação está no México", conta, destacando a capacidade de ampliar a fábrica no Tennessee (EUA), tanto em amortecedores quanto em novas linhas.

Ele informou que a Magneti investiu cerca de 10% da receita em 2010 – de € 5,4 bilhões – em expansão do parque fabril e desenvolvimento de novos produtos.

No caso da parceria em distribuição, o foco são 2,6 milhões de motoristas que não eram atendidos nos serviços de manutenção de lojas da Chrysler por não ter um carro da marca. "Esse número é nossa base de partida", assinala Maggioni. Segundo ele, as dez primeiras linhas de produtos da Magneti já estão no estoque dos centros de distribuição da Mopar, braço da Chrysler em serviços e peças de reposição.

As fábricas da Magneti instaladas na América do Norte deverão suprir quase a totalidade da demanda gerada pela aliança no mercado de reposição.

No Brasil, a companhia tem se dedicado cada vez mais ao abastecimento do mercado local com a perda de competitividade das exportações com a valorização do real. Apesar disso, Maggioni comenta que o aquecimento da demanda interna – com sucessivas quebras de recordes nas vendas de veículos – tem permitido à filial brasileira compensar o momento negativo para as exportações.

(Eduardo Laguna | Valor)

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