Número de fusões e aquisições cai em 2012, diz PwC

O número de fusões e aquisições no setor de transporte e logística caiu em 2012, segundo levantamento da consultoria PricewaterhouseCoopers Brasil.

Segundo a equipe responsável pelo estudo, os investidores se mostraram mais cautelosos devido à incerteza vivida pelos mercados internacionais.

Em 2012, foram anunciadas 28 transações, o que representa uma queda de 35% em relação às 43 transações anunciadas no ano de 2011.

Entre os destaques, estão a aquisição da TNT Express pela UPS por 5,2 bilhões de euros (que incluiu a operação brasileira TNT Mercúrio), a fusão entre a Trip e Azul Linhas Aéreas, a aquisição da Rapidão Cometa pela Fedex, além das operações de concessão dos aeroportos de Brasília, Viracopos e Cumbica.

A PwC ainda chama atenção para o aumento na participação de investidores estrangeiros. No ano, a participação desse tipo de investidor bateu recorde histórico, atingindo 39% das transações.

“A maior participação estrangeira pode ser atribuída principalmente à maior atratividade e melhor perspectiva do mercado brasileiro no cenário internacional devido ao atual ambiente econômico mundial”, informa o estudo, divulgado hoje pela consultoria.

Segundo a PwC, diminuiu a participação de investidores financeiros, que participaram de apenas cinco transações, queda de 50% em relação a 2011. Já os investidores estratégicos participaram de 82% das operações em 2012.

( Fábio Pupo | Valor)

+ posts

Share this post