No Brasil, o setor elétrico tem o sistema regulador mais desenvolvido, a ANEEL, criada em benefício da sociedade, com o objetivo de oferecer condições favoráveis para que o mercado de energia elétrica se desenvolva com equilíbrio entre os agentes e ampliar a descentralização.
Com a fundação da ANEEL, suas principais contribuições foram a disseminação da cultura da regulação para atender ao interesse público, a ampliação da participação da sociedade e dos mecanismos de transparência, além da redução da assimetria de informações.
O setor elétrico se divide da seguinte forma:
- Geração
- A hidráulica utiliza a força da água (quedas) para rodar uma turbina.
- A térmica utiliza o vapor gerado por uma caldeira, a qual pode ser aquecida por óleo, gás, biomassa e por outras queimas, ou por um gerador nuclear.
- A eólica utiliza a energia que provém do vento, produzida pela transformação da energia cinética do vento em energia elétrica.
- Transmissão
- Distribuição
- Comercialização
A Apsis se destaca na prestação de serviços de avaliação e consultoria regulatória no setor de serviços públicos regulados, com comprovada experiência como consultoria independente especializada em avaliações e geração de valor para os seus clientes, a qual foi adquirida em projetos realizados nas principais empresas da área.
Time Apsis – Marcelo Nascimento
Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)
Acende Brasil – O observatório do setor elétrico brasileiro.