O gerenciamento de uma empresa é uma tarefa complexa e muitas vezes desafiadora. Os gerentes precisam lidar com diversos aspectos do negócio, desde finanças até recursos humanos, passando por estratégias. Nesse contexto, manter uma visão ampla do negócio é fundamental para tomar decisões estratégicas e gerenciar todas as áreas de forma integrada. Essa macrovisão, que permite compreender a empresa como um todo, é essencial para garantir um gerenciamento eficaz e garantir o sucesso da organização no longo prazo. Neste blog, vamos explorar o valor da macrovisão para o gerenciamento de empresas e como ela pode ser desenvolvida e utilizada em benefício da empresa.
O valor da macrovisão no gerenciamento de empresas médias
São muitos os fatores internos e externos que as lideranças empresariais precisam considerar na administração de seus negócios. Uma boa gestão envolve o conhecimento dos múltiplos agentes positivos e negativos que acometem um empreendimento. Portanto, não se deve negligenciar os sinais de desequilíbrio dentro da própria corporação, tampouco os elementos exteriores capazes de impactar estruturas, processos e pessoas em uma entidade.
Não obstante, o balanceamento dessas correntes é uma tarefa difícil, sem dúvida. Além de estarem atentos à volatilidade econômica, às demandas do mercado financeiro, aos conflitos geopolíticos, às obrigações regulatórias etc., os gestores também têm de instruir-se sobre as inovações tecnológicas para incremento da produtividade e da competitividade, zelar pela saúde mental de seus colaboradores, ponderar os prós e contras do trabalho nos regimes presencial e remoto, bem como manter a conexão com as necessidades específicas dos seus clientes. Tudo isso sem perder de vista o caráter imparcial das análises e dos julgamentos. Trata-se de uma missão extenuante, não é mesmo?
Imaginemos, então, uma pequena ou média empresa com potencial de crescimento, mas composta por uma equipe predominantemente técnico-operacional e carente de macrovisão.
Desse modo, podemos inferir que as tomadas de decisão criteriosas e lúcidas são comprometidas ou até impossibilitadas, pois faltam a habilidade e a perícia imprescindíveis para a identificação e o entendimento dos aspectos gerenciais, sociais e mercadológicos que podem impulsionar ou prejudicar o desempenho da organização.
Sem esse olhar ampliado, aguçado e competente, assumem-se riscos facilmente evitáveis, ignoram-se oportunidades lucrativas, desperdiçam-se talentos e, por fim, abrem-se as portas para crises.
Em suma, o sucesso corporativo é intimamente atrelado ao alto grau de discernimento a respeito do presente e do futuro, do local e do global, dos objetivos definidos e dos caminhos possíveis, das virtudes e das fraquezas de métodos e práxis, do planejamento e da realização de benfeitorias.
Qual a importância do gerenciamento empresarial?
Logo, concluímos a importância de uma área dedicada a diagnosticar problemas, coletar e interpretar dados, desenhar trajetos para atingimento de metas e monitorar os resultados, ajustando o percurso quando conveniente.
Assentar-se em um modelo estático de atuação é uma maneira pouco inteligente de garantir a viabilidade organizacional, posto que há sempre linhas de força impondo mudanças em nossa realidade. Sendo assim, uma postura vigilante e adaptativa é mais apropriada e, inclusive, rentável.
No entanto, alguns empresários ainda se mostram relutantes em direcionar investimentos para a implementação de ferramentas administrativas estratégicas. Parece-lhes um mau uso do seu capital. Todavia, experiências reais evidenciam que um gerenciamento bem informado e dinâmico acarreta aumento de receitas e redução de custos.
Conforme o relatório “The State of Organizations 2023”, publicado pela McKinsey & Company em abril deste ano, dos mais de 2.500 líderes entrevistados em todo o mundo, apenas metade respondeu que está bem preparada para prevenir ameaças às suas operações e reagir aos infortúnios. E dois terços apontaram excesso de complexidade e ineficiência em suas instituições.
Somente 5% afirmaram que dispõem de funcionários, procedimentos e tecnologias satisfatórios. Ademais, o estudo revela que, em 2020-2021, as companhias mais resilientes registraram um total shareholder return (retorno total ao investidor) 50% superior ao de suas concorrentes mais frágeis.
Como fazer o gerenciamento de empresas?
Quer saber o que você pode fazer para aprimorar o seu negócio? Entre em contato conosco. A Apsis tem mais de 40 anos no ramo de consultoria e conta com um time completo, independente e multidisciplinar de profissionais capacitados, cujo foco é gerar valor para cada cliente. Oferecemos soluções individualizadas e todo o acompanhamento para que sua empresa evolua e prospere cada vez mais.
Na área de consultoria estratégica, temos duas frentes: processos e estratégia. Na primeira, trabalhamos com metodologias para descoberta, melhoria e conformidade de processos. Já no ciclo de estratégia, atuamos na formulação do planejamento, no desdobramento e na execução de metas.
Nosso propósito é facilitar a adequação às rápidas e intrincadas transformações no ambiente empresarial e na relação com clientes, fornecedores e concorrentes. Por isso, elaboramos um plano de ação sob medida para você alcançar os maiores benefícios.