Setor de franquias deve crescer acima de 10% nos próximos cinco anos

O setor de franchising deve permanecer em expansão nos próximos anos. A previsão otimista foi divulgada na coletiva de abertura da 21ª edição da ABF Franchising Expo, na última quarta-feira (13), pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).

“O setor deve crescer acima dos dois dígitos nos próximos cinco anos. O bom momento pode ser explicado pela maturidade e profissionalização do setor”, disse o presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), Ricardo Bomeny.

A expansão do setor também está associada a “interiorização” das marcas, já que as empresas estão interessadas em de levar suas operações para cidades menores, saindo das grandes metrópoles. Neste sentido, a construção de mais de 200 shopping centers estimulará o setor.

Outro fator que incentivou o mercado de franquias foi a ampliação da faixa de enquadramento do Simples Nacional. Bomeny declarou que o programa é fundamental para o setor, já que 95% das franquias do País são tributas por meio deste sistema. Apesar de positivo, ele acredita que é possível melhorar. “Esta é nossa briga com o governo”.

Franquias estrangeiras
Durante o evento, a ABF também comentou o interesse de empresas estrangeiras em ingressar no mercado brasileiro. “Antes ninguém nem sabia quem era o Brasil, hoje, todo mundo quer trazer seus negócios para cá”.

Mas, segundo Bomeny, ingressar as operações no País não é algo tão fácil. O primeiro motivo é que as marcas que já atuam no País estão muito “maduras” e as redes bem estruturadas. “As marcas estrangeiras para competir terão que abrir no mínimo 20 lojas”. Outro dificultador é a questão tributária. “Se já é difícil para um brasileiro entender como isso funciona, imagina para um estrangeiro”.

(Karla Santana Mamona | Info Money)
 

Website | + posts

Share this post