Saiba mais sobre a possibilidade de realização do inventário patrimonial remoto e seus benefícios.
O inventário físico faz parte do processo de gestão dos ativos imobilizados. Quando operacionalizado da maneira correta, proporciona o controle eficiente do patrimônio.
A legislação vigente no Brasil não determina que o inventário patrimonial tenha de ocorrer anualmente. O CPC 27 (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) sugere que o inventário seja realizado sempre quando houver indícios significativos de alterações que se refletem nos valores, podendo causar inconsistências entre físico e registros contábeis.
Algumas empresas com uma estrutura já consolidada, por meio de processos internos e compliance, tendem a realizar o inventário de forma anual, ou a cada 2 ou 3 anos. Esses são os ciclos mais comuns.
Existem também empresas que não têm, em seus processos, um olhar voltado à gestão do ativo imobilizado e, por fim, não realizam o inventário. Em situações como essa, a empresa se expõe ao risco de sofrer uma auditoria externa e, dependendo da relevância do seu ativo, ter a sua DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) ressalvada.
Em 2020, com o surgimento da Covid-19 e o anúncio oficial de uma pandemia, muitas empresas restringiram o acesso de terceiros às suas instalações. Dessa forma, houve a necessidade de uma solução alternativa para a realização do inventário de seus ativos fixos. Antes da crise pandêmica, grande parte das empresas tinha como hábito terceirizar a execução dos trabalhos, contratando companhias especializadas nesse tipo de serviço.
Apsis investe em inventário patrimonial remoto
Seguindo essa tendência, a Apsis Consultoria vem investindo em tecnologia e inovação. Assim, desenvolveu uma ferramenta que possibilita a realização do INVENTÁRIO PATRIMONIAL REMOTO. Dessa forma, é possível reduzir até 50% de custos, quando se compara essa modalidade ao inventário feito por uma equipe 100% terceirizada.
Toda a coleta de dados pode ser realizada pela própria equipe interna da companhia contratante, sem a necessidade de terceirização dessa mão de obra.
Para tanto, utiliza-se um aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente em celular ou tablet, na Play Store para sistema Android e na Apple Store para sistema IOS. Esse aplicativo possibilita a coleta de informações de forma organizada e intuitiva. Ainda contém segregação dos campos para cada tipo de informação, leitura de código de barras e QR code, até 4 registros fotográficos para cada ativo e registro de geolocalização. Possibilita, ainda, a flexibilização dos campos de coleta, permitindo, assim, a customização de acordo com a necessidade individual de cada business ou projeto.
Essa ferramenta contribui também com o acompanhamento gerencial, em tempo real, de todo o trabalho de inventário, por meio de um dashboard, que pode ser acessado on-line de qualquer computador, utilizando-se login e senha.
A Apsis Consultoria, agregando valor a essa ferramenta, oferece todo o seu know-how e a sua expertise, dando todo o suporte necessário para que a equipe interna da contratante possa desenvolver as atividades relacionadas e, dessa forma, consiga operacionalizar a execução do inventário com maior eficiência. Após o start do processo, a Apsis Consultoria pode realizar o acompanhamento, o monitoramento e o suporte remoto.
Benefícios do inventário remoto
Podemos destacar abaixo alguns dos benefícios que a modalidade de inventário patrimonial remoto pode proporcionar às companhias. São eles:
- Redução de custos relativos a deslocamento, hospedagem e alimentação com equipes terceirizadas. Muitas vezes, a contratante possui unidades pulverizadas pelo Brasil e, por esse motivo, a equipe terceirizada acaba implicando custos significativos dentro do projeto. Considerando-se que 90% das equipes terceirizadas estão centralizadas nas capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro, é possível evitar custos com sua movimentação para outras regiões do país.
- Redução de custos por utilização de equipe própria da contratante, podendo programar a execução dos inventários dentro de períodos de baixa demanda interna.
- Agilidade no processo, pois a contratante pode realizar inventários de diversas unidades/filiais em paralelo, sem necessidade de contratação de mão de obra terceirizada.
- Alta qualidade na coleta de informações/cadastros, tendo em vista que a equipe interna da contratante tem conhecimento específico sobre os ativos da companhia.
- Possibilidade de qualificação da equipe interna da contratante, proporcionando melhor controle dos ativos
Todos esses pontos em conjunto, com o apoio de uma consultoria especializada, trarão resultados positivos de forma expressiva.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre o inventário patrimonial remoto, confira nosso site e tenha acesso a todo o portfólio de soluções que podem agregar e gerar valor ao seu negócio.