A SLC Agrícola, uma das principais produtoras de grãos e fibras do país, comunicou ontem que assinou o contrato de criação de uma joint venture com o grupo Dois Vales (Soares Penido Obras, Construções e Investimentos). Em 8 de março deste ano, a companhia havia comunicado ao mercado a intenção de se associar ao grupo. Trata-se de uma das estratégias da SLC Agrícola de promover o crescimento da companhia.
A joint venture vai desenvolver a atividade de cultivo e comercialização de commodities agrícolas em uma fazenda (Fazenda Pioneira) no município mato-grossense de Querência e, para isso, tem disponíveis na propriedade uma área de 20 mil hectares (líquidas de reservas legais).
Pelos termos do contrato, a SLC Agrícola deterá 50% da joint venture e o grupo Dois Vales, outros 50%. A nova empresa terá um contrato de parceria agrícola com a Agropecuária Roncador (controlada pela Soares Penido), que é a detentora das terras.
À SLC Agrícola caberá a gestão da joint venture, pela qual receberá uma taxa anual, cujo valor não foi informado.
A área da fazenda Pioneira, hoje plantada com pasto, será cultivada na primeira e na segunda safras. Na temporada 2013/14 serão plantados 10 mil hectares. No ciclo seguinte, serão 20 mil. Em 2015/16, a intenção é plantar 25 mil hectares e, em 2016/17, 30 mil hectares, conforme comunicado da companhia.
No último ciclo, a SLC Agrícola cultivou 282 mil hectares, entre soja, milho e algodão.
(Fabiana Batista | Valor)