SurveyMonkey instala-se no Brasil

Nos últimos dois anos, o executivo americano David Goldberg vem obtendo bons resultados de uma aposta pessoal feita no Brasil: ele é um dos primeiros investidores a apostar no site Peixe Urbano, pioneiro no segmento de compras coletivas no país. "O retorno tem sido excelente", diz o executivo, em entrevista ao Valor.
 
Agora, Goldberg planeja repetir a experiência positiva com o mercado brasileiro na empresa que comanda há três anos, a SurveyMonkey, companhia especializada em sistemas para pesquisas e enquetes na rede. O plano é abrir um escritório em São Paulo.
 
O software é usado em pesquisas de satisfação de cliente, avaliações de mercado e projetos de pesquisa acadêmica, entre outras aplicações. Há duas versões: a mais limitada é gratuita. Quem quiser recursos mais avançados encontra pacotes a partir de R$ 49 por mês.

De acordo com Goldberg, o Brasil é hoje um dos principais mercados da companhia fora dos países de língua inglesa, com 140 mil usuários cadastrados. No mundo são mais de 10 milhões, que disparam 500 mil questionários todos os meses. "Em breve o Brasil se tornará o principal mercado de língua não inglesa", diz. A companhia não revela sua receita. Analistas estimam que o valor de mercado da empresa seja de US$ 1 bilhão.
 
Para comandar os negócios no Brasil foi contratado Rodolfo Ohl, que já trabalhou nos sites de recrutamento Monster e Catho Online. Segundo Goldberg, o país será o primeiro a ter um executivo dedicado. Nas outras operações fora dos EUA não existe essa figura.

O executivo diz que a aposta no Brasil está relacionada ao atual cenário de investimento em empresas iniciantes. Um dos fundos que investem na SurveyMonkey, o Tiger Global, tem feito diversas apostas no país. Segundo Goldberg, o conhecimento do mercado local adquirido pelo fundo deixou a companhia mais confortável em seu desembarque.

(Valor)
 

Website | + posts

Share this post