Auditoria interna: entenda a sua importância e os seus benefícios

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Além de controlar e analisar registros, a auditoria interna busca melhorar as operações e os processos de uma organização e pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa. Entenda:

É constante a busca por processos internos alinhados a políticas e metas da empresa, em conformidade com as normas e expectativas da Administração, e executados corretamente.

Nesse sentido, a auditoria interna é uma importante ferramenta. É um trabalho de avaliação sobre todos os processos de uma organização, com foco na geração de valor para o negócio por meio da identificação de pontos fortes e oportunidades de melhorias. 

Continue a leitura para entender a importância da auditoria interna e compreender por que ela pode trazer muitos benefícios para sua empresa. 

Mas, o que é uma auditoria interna?

No imaginário popular, o auditor é muito confundido com um fiscal, como se fosse o responsável por encontrar os problemas da empresa e apontar os culpados pela situação. 

Porém, essa definição é antiga e equivocada. Isso porque o grande foco da auditoria é gerar valor para a empresa por meio da adoção de uma série de análises e procedimentos. Nesse sentido, a auditoria interna tem a função de questionar, observar, conferir e recomendar melhorias e procedimentos capazes de aprimorar a qualidade, confiabilidade de dados e informações relevantes, bem como dos processos da organização.

Uma boa auditoria interna identifica e evita fraudes, erros e irregularidades praticadas (intencionalmente ou não) por colaboradores. Verifica, ainda, a integridade, a eficiência e a adequação dos controles internos, e atesta a confiabilidade de dados e informações operacionais da empresa. 

Para ser eficaz, esse trabalho deve ser feito de forma independente por parte dos auditores, com total isenção. Além disso, é preciso ter um contato próximo com os conselhos e com a alta gestão da empresa, que são os responsáveis pela avaliação e pelo desempenho das atividades da companhia.  

Ainda, a auditoria interna também auxilia os gestores no desenvolvimento correto de suas atribuições, por meio de avaliações e eventuais recomendações de melhorias sobre as atividades desempenhadas.

Ao contratar ou implementar uma auditoria interna, os gestores estão pensando em crescer, evoluir e melhorar sua empresa. Estarão oferecendo maior segurança aos seus colaboradores e stakeholders, e transparência às suas ações. 

Conheça alguns benefícios dessa prática

Como comentamos, investir em auditoria interna pode trazer diversas vantagens para sua empresa, entre elas:

Estruturar a governança corporativa

A governança corporativa é um conjunto de processos que visa garantir o bom andamento da empresa, e a auditoria é parte integrante desse sistema. A auditoria auxilia a governança por meio da avaliação objetiva dos processos da organização, além de apoiar e validar a formalização das regras e diretrizes da empresa. São essas diretrizes que regem as relações entre gestão, colaboradores, investidores e demais públicos de interesse com os quais a organização se relaciona.

Oportunidades de melhoria

Como o foco da auditoria está na identificação de problemas e sugestões de melhorias, os processos são estudados com o objetivo de criar formas de trabalho  que melhorem a atuação dos colaboradores e dos dirigentes. Dessa maneira, serão criadas oportunidades positivas, gerando valor para o negócio.

Transparência

Um dos objetivos da auditoria interna é garantir a transparência e a exatidão nos dados da companhia, verificando com precisão registros e atuando em parceria com as demais linhas de defesa da organização, de modo a evitar ou prevenir irregularidades.

Saiba quando é hora de fazer uma auditoria

Alguns sintomas na empresa dão indícios de que é hora de realizar uma auditoria interna. Para identificá-los, é preciso prestar atenção no que está acontecendo em todos os setores. Alguns sinais que indicam a necessidade de contratação ou estruturação de uma auditoria interna são: 

  • Problemas financeiros;
  • Dificuldades relacionadas a pessoas, processos ou produtos;
  • Não atingimento das metas;
  • Necessidade e vontade de expandir os negócios de forma organizada.

Independentemente da área de atuação da organização, investir na implementação ou na contratação parcial ou total de uma auditoria interna é a garantia de buscar as melhores formas de “deixar a casa em ordem”. 

A Apsis tem uma equipe especializada, com experiência em vários segmentos, e  um olhar holístico para a organização. Conte conosco para fazer sua empresa decolar. 

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